14/04/2016
Secretaria de Saúde esclarece que vacinação contra gripe em Birigui terá início no dia 30 de abril

A Secretaria de Saúde de Birigui informa que a imunização contra a gripe no município seguirá o calendário oficial da campanha realizada em todo o País pelo Ministério da Saúde, responsável por enviar as doses anuais da vacina. Desta forma, a vacinação terá início no dia 30 de abril em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Durante a campanha, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; idosos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); profissionais da saúde; doentes crônicos; população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional, que fazem parte do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde.

O GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Araçatuba, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, enviou nesta quarta-feira (13) comunicado aos municípios da região orientando que as vacinas que sobraram da campanha de 2015 não podem ser aplicadas na população.

Enquanto a campanha não começa, o Ministério da Saúde orienta adotar medidas simples para se prevenir, principalmente, do vírus A (H1N1). Entre elas, evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar frequente as mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. A transmissão dos vírus ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão da gripe:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento

• Uso de álcool gel para higienização das mãos

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir com lenço descartável ou antebraço

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, escovas, pratos, copos ou garrafas

• Manter os ambientes bem ventilados

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza