15/04/2016
Com ótimos resultados, Balcão de Oportunidades comemora 1 ano de atendimento em Birigui

O Balcão de Oportunidades, projeto da Prefeitura de Birigui e parceiros que disponibiliza oportunidades de emprego e estudo para a população, comemora nesta quinta-feira (15 de abril) seu aniversário de um ano.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), o projeto é desenvolvido com a Associação Comercial Industrial de Birigui (ACIB) e Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (SINBI).

“O projeto transforma a vida das pessoas, oferecendo oportunidades de colocação no mercado de trabalho e oportunidades de estudo. É, sem dúvida, uma data especial”, comentou a gestora da SEDECTI, Silvia Mestriner, ao falar dos 12 meses de atendimento do Balcão.

Segundo ela, mais do que disponibilizar essas oportunidades, o Balcão ofereceu um direcionamento para quem o procurou. “Ele conta com psicólogas e administradores, profissionais que amam seu trabalho e tentam compreender a melhor forma de ajudar as pessoas”, frisou a secretária municipal.

Desde que foi lançado, o Balcão já realizou 7.254 atendimentos a pessoas que receberam orientação sobre o mercado de trabalho, cursos, currículo, primeiro emprego e até sobre postura profissional.

De acordo com dados da SEDECTI, foram cadastrados 3.754 currículos em seu banco de dados, cujas informações foram validadas individualmente.

“O sistema conta com 104 empresas ativas que disponibilizam suas vagas de emprego diariamente, e já foram 795 vagas disponíveis ao longo deste primeiro ano de atividade. Além das vagas de emprego, são disponibilizados os cursos e eventos da cidade, totalizando mais de 120 cursos divulgados”, disse o diretor da SEDECTI, Renato de Bianchi.

A SEDECTI destacou ainda que o Balcão de Oportunidades de Birigui muito contribuiu para a identificação das pessoas cadastradas que, por muitas vezes, não sabiam suas qualificações e habilidades profissionais.

“Os cadastros e validações de currículos possibilitaram uma nova identidade profissional a essas pessoas que muito pode colaborar para os empregadores. Acreditamos também que as informações coletadas serviram e servem como dados para o planejamento e organização de outros projetos e serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Birigui, outras entidades e instituições parceiras”, comentou a responsável pelo Balcão de Oportunidades, Marcela Astolphi.

Para o prefeito Pedro Bernabé, o Balcão é um os projetos que a Prefeitura de Birigui oferece aos munícipes. “A gestão visa o bem comum, o bem coletivo. Em todas as áreas buscamos o que é melhor para o cidadão, pensando, sempre, naquilo que é melhor para o município”, comentou o chefe do Executivo.

“Quando falamos do Balcão de Oportunidades, vem à mente os resultados do trabalho bem feito conjuntamente. A união das entidades em torno de um objetivo único, encarada com seriedade por todas as pessoas envolvidas, resultou no sucesso que hoje é o Balcão”, falou a secretária Silvia Mestriner.

DEPOIMENTOS

Segundo o diretor executivo do SINBI, Antenor Marques, em conversa com pessoas de outras atividades percebe-se que o Balcão de Oportunidades está sendo reconhecido pela população biriguiense como o caminho mais curto e correto na busca de novas oportunidades.

“Não podemos esquecer que os empresários também percebem muitas oportunidades no Balcão, coisa que nem imaginavam antes dele existir. Penso que devemos fortalecer cada vez mais essa ação para que as pessoas de nosso município possam se beneficiar cada vez mais”, salientou Marques.

Para a ACIB, a união faz a força. “A parceria em manter esse projeto foi um sucesso, pois além de prestar atendimento a população dando-lhes a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho, também facilita a seleção de candidatos pela classe empresarial, otimizando o processo de contratação”, disse o presidente Maurício Pazian.

“Plantamos a semente há um ano e hoje já começamos a colher alguns resultados positivos e temos a certeza que esse projeto continuará a crescer mais e mais, trazendo benefícios tanto a população como para as empresas de Birigui”, completou Pazian.

A gestora da SEDECTI disse estar satisfeita com o resultado do Balcão de Oportunidades, que após 1 ano em atividade confirma ser um facilitador na interação entre candidatos e empregadores e uma conexão com as entidades que oferecem capacitações.

“Vejo esse serviço como uma grande ponte, unindo a comunidade. Como também mostra a importância de ter parceiros comprometidos com o desenvolvimento local, nossos agradecimentos à ACIB e ao SINBI, por acreditarem e investirem neste projeto”, completou a secretária Silvia Mestriner.

O Balcão de Oportunidades atende na rua Nilo Peçanha, 301, Centro. Existe, também, o endereço virtual (www.balcaodeoportunidadesbirigui.com).

Texto e fotos: SEDECTI/Assessoria de Imprensa