15/04/2016
Bairros da região do Grande Toselar recebem mutirão do combate ao Aedes aegypti neste sábado (16)

A Secretaria de Saúde de Birigui promove neste sábado (16) mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O alvo é a região conhecida como Grande Toselar. A mobilização contará com cerca de 80 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e supervisores.

O Grande Toselar é formado pelos bairros: Jardim Toselar, Novo Jardim Toselar, Jardim Guaporé, Jardim Arco Íris, Residencial Alvorada, Jardim da Fonte, Jardim Europa, Jardim Tangará, Jardim Marister, Novo Parque São Vicente e o Vista Alegre. A meta é vistoriar aproximadamente 2 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.

A concentração das equipes será às 7h30 na UBS 2 (Unidade Básica de Saúde), na rua Dr. Luiz de Toledo Piza Sobrinho, 574. Além de trabalhar a conscientização dos moradores, os agentes vão eliminar focos de proliferação do mosquito, como garrafas, plásticos, pneus, lonas e latas, e aplicar larvicida, quando necessário. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção.

“Pedimos aos moradores que abram as portas das suas casas para que os agentes de saúde possam fazer o trabalho. Contamos também com o engajamento de toda a população nesta grande luta contra o Aedes, eliminando dos quintais qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, frisou o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Antônio de Oliveira.

MOBILIZAÇÕES

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estão desde o início de março trabalhando aos sábados, por meio da parceria com o governo de São Paulo, que paga R$ 120 a cada profissional que atuar nos mutirões na cidade. A campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti” segue até o final deste mês, sempre aos sábados.

Desde o início do ano a Secretaria de Saúde vem intensificando as visitas diárias dos agentes nos imóveis para orientar a população, eliminar criadouros e bloqueios em áreas em que há casos positivos de dengue. A Sucen de Araçatuba tem auxiliado o município nas ações e já fez a nebulização noturna com máquinas pesadas. Em fevereiro, diversos mutirões foram realizados, alguns deles com o apoio do Exército.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e foto: Rafael Lopes

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000