19/04/2016
Cidade Bonita: mais três espaços públicos de Birigui são adotados pela iniciativa privada

O prefeito Pedro Bernabé assinou na tarde desta terça-feira (19 de abril) mais três contratos de adoção de espaços públicos do município pela iniciativa privada, por meio do projeto Cidade Bonita. Birigui conta com leis municipais que incentivam a comunidade e empresários a adotarem praças e canteiros centrais de avenidas.

O ato contou com a presença do secretário de Gabinete, Tadeu Seco Saravalli, e o secretário-adjunto de Administração, Marcelo Marques da Silva. O empresário Paulo Adriano Pinto fez a adoção do canteiro central do prolongamento da avenida José Masson, entre as ruas Jayr Natal e a Victório Alfredo Meranca.

Já o empresário Luis Paulo de Lima Xavier adotou a rotatória do Cristo, na avenida das Rosas, e o canteiro central da avenida Pedro Gonçalves, entre as ruas Bahia e Antonio Agatielo. Os empresários serão responsáveis por cuidar e manter em boas condições a jardinagem dos locais. Em contrapartida, poderão instalar placas de publicidade das empresas nos espaços.

Durante o ato, o chefe do Executivo disse que mais de 30 espaços já foram adotados em sua gestão. “Quero agradecer aos empresários que entenderam o projeto Cidade Bonita e estão adotando esses pontos da cidade com a finalidade de mantê-los sempre em boas condições, em benefício da própria população e deixar a cidade mais limpa e agradável a todos”, destacou Bernabé.

CIDADE BONITA

O interessado em adotar uma praça, jardim ou canteiro central de avenida em Birigui poderá utilizar o espaço para fazer propaganda de sua empresa, de seu estabelecimento ou de seus serviços. Após a adoção, a empresa passa a ser a responsável pela manutenção do local. Para aderir ao projeto, o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura (praça James Mellor, s/nº, Centro).

O pedido é analisado pelas secretarias de Obras, Gabinete e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Caso aprovado, um contrato é celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física). A empresa não precisa estar estabelecida em Birigui, porém deve fazer sua inscrição na Secretaria de Finanças, na rua Osvaldo Cruz, 146, Centro.

As leis municipais 5.052/2008 e 5.566/2012, que tratam desta regulamentação, também permitem que os interessados adotem áreas de sistema de lazer e áreas verdes. "Desta forma, ganha a Prefeitura, ganha o empresário que adotou o espaço e ganha a população, que terá uma cidade mais limpa e mais bonita", comentou o prefeito.

Texto e fotos: Rafael Lopes