20/04/2016
Prefeito Pedro Bernabé participa do Mayors Challenge 2016 para a América Latina e Caribe

O município de Birigui, através do prefeito Pedro Bernabé, está inscrito no Mayors Challenge 2016, competição internacional organizada pela Bloomberg Philanthropies que busca ideias inovadoras para resolver problemas graves das cidades, melhorar o serviço público para habitantes ou empresas, criar ganhos de eficiências para o governo ou aumentar o compromisso público.

A Bloomberg Philanthropies foi fundada por Michael R. Bloomberg, prefeito por três mandatos consecutivos da cidade de Nova Iorque. A competição já em sua terceira edição. Na primeira, a Mayors Challenge Estados Unidos, a cidade de Providence foi a campeã. Já a Mayors Challenge Europa foi vencida pela cidade de Barcelona.

O chefe do Executivo biriguiense, que foi pesquisador científico da UNESP, participa com o projeto que criou em Birigui a implantação de política pública no eixo da sustentabilidade, na área de energias renováveis, para que a cidade disponibilize a energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais (Lei Municipal 6.098, de 9 de outubro de 2015).

Devido à crise hídrica vivida recentemente no Brasil, que afeta a produção de energia elétrica para os consumidores nas cidades, o projeto de Birigui estimula tanto o Poder Público Municipal quanto a sociedade civil à autogestão da energia elétrica, visando evitar eventuais racionamentos ou apagões. O projeto tem sua relevância econômica, considerando os vários aumentos da tarifa de energia ocorridos recentemente no Brasil.

O subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, esteve em Birigui, no Workshop sobre Energia Solar e Eficiência Energética, realizado em julho de 2015, quando o projeto de autogestão da energia elétrica foi lançado. “Se trata de um projeto que só traz benefícios ao município e ao meio ambiente. É um projeto ousado, moderno, criativo e inovador", comentou Dr. Milton Flávio.

Para o prefeito Pedro Bernabé, é uma honra participar da competição representando Birigui. “A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar. Esta energia pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, já que quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida”, comentou o prefeito.

Birigui é a única cidade da região que participará da competição internacional, que reúne cidades com mais de 100 mil habitantes.

Este ano a competição reúne os seguintes participantes: Argentina (30 cidades); Bolívia (4 cidades); Brasil (107 cidades); Chile (34 cidades); Colômbia (55 cidades); Costa Rica (1 cidade); República Dominicana (5 cidades); Equador (12 cidades); El Salvador (4 cidades); Guatemala (3 cidades); Guiana (1 cidade); Haiti (7 cidades); Honduras (3 cidades); Jamaica (4 cidades); México (68 cidades); Nicarágua (1 cidade); Panamá (1 cidade); Paraguai (2 cidades); Peru (12 cidades); Uruguai (1 cidade); Suriname (1 cidade); e Venezuela (7 cidades).

No Brasil, são os seguintes 107 municípios: Abaetetuba; Águas Lindas de Goiás; Anápolis; Aparecida de Goiânia; Apucarana; Araguari; Araucária; Atibaia; Balneário Camboriú; Baruerí; Bauru; Belford Roxo; Belo Horizonte; Betim; Birigui; Blumenau; Boa Vista; Botucatu; Brasília; Cachoeirinha; Cachoeiro de Itapemirim; Cambé; Campina Grande; Campinas; Campo Largo; Canoas; Caraguatatuba; Caruaru; Caucaia; Corumbá; Curitiba; Diadema; Dourados; Duque de Caxias; Feira de Santana; Florianópolis; Fortaleza; Foz do Iguaçu; Goiânia; Governador Valadares; Guarapari; Guarapuava; Guarulhos; Hortolândia; Itabira; Itajaí; Jaboatão dos Guararapes; Joinville; Juiz de Fora; Jundiaí; Limeira; Londrina; Macaé; Maceió; Magé; Manaus; Maranguape; Maringá; Mogi das Cruzes; Montes Claros; Natal; Niterói; Palhoça; Palmas; Paragominas; Passo Fundo; Patos de Minas; Pelotas; Petrolina; Petrópolis; Pindamonhangaba; Poços de Caldas; Porto Alegre; Praia Grande; Presidente Prudente; Recife; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Branco; Rio das Ostras; Rio de Janeiro; Salto; Salvador; Santa Maria; Santana de Parnaíba; Santo André; Santo Antônio de Jesus; Santos; São Bernardo do Campo; São Carlos; São José; São José dos Campos; São José dos Pinhais; São Mateus; São Paulo; Sete Lagoas; Sobral; Sorocaba; Teresina; Timon; Uberaba; Umuarama; Uruguaiana; Valinhos; Valparaíso de Goiás; Vitória; e Vitória da Conquista.

Bloomberg Philanthropies

O Mayors Challenge encoraja cidades a gerar ideias novas e ambiciosas para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida da cidade. “São ideias com potencial de propagação para outras cidades com desafios semelhantes”, comenta o ex-prefeito de Nova Iorque e criador da competição.

A organização trabalha para obter experiência/aprendizados com a finalidade de documentar os aprendizados. Todos os anos, o Mayors Challenge oferece prêmios financeiros e suporte técnico para as cinco primeiras cidades implementarem suas ideias vencedoras.

“As cidades vencedoras trabalham para provar a eficácia de suas ideias. Quando comprovada a eficácia das ideias, outras cidades as importam e adaptam para beneficiar seus cidadãos”, explicou Bloomberg.

Saiba mais sobre o evento visitando o site oficial da competição (www.mayorschallenge.bloomberg.org).

Texto: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Gabinete

Imagem: Bloomberg Philanthropies