20/04/2016
Saúde realiza neste sábado (23) mutirão nos bairros Monte Líbano 2, Cohab 3, São Braz e Aurora

As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti não param em Birigui. Mesmo com o feriado prolongado de Tiradentes, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo sábado (23 de abril) mais um mutirão de prevenção e combate ao vetor transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O alvo será novamente os bairros Monte Líbano 2, Cohab 3, Jardim São Braz e Residencial Aurora. A meta é vistoriar cerca de 2,2 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A mobilização contará com cerca de 80 profissionais, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e supervisores.

A concentração das equipes será a partir das 7h30 na praça da Amizade, no Cohab 3. “A nossa prioridade será remover água parada de recipientes, recolher materiais que podem servir de criadouro, como garrafas, plásticos, pneus, lonas e latas, além de conscientizar os moradores sobre o combate ao Aedes”, explicou o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Antônio de Oliveira.

O educador de saúde Marco Antônio Sanchez lembrou que os quatro bairros receberam mutirão em fevereiro. “Estamos retornando a esses bairros porque ainda são áreas epidêmicas, ou seja, onde estão tendo muitos casos suspeitos e positivos de dengue”, explicou. “Por isso, pedimos que os moradores abram as portas de suas casas para que os agentes possam fazer o trabalho”, completou.

MOBILIZAÇÕES

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estão desde o início de março trabalhando aos sábados, por meio da parceria com o governo de São Paulo, que paga R$ 120 a cada profissional que atua nos mutirões na cidade. A campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti” segue até o final deste mês, sempre aos sábados.

A Secretaria de Saúde vem intensificando as visitas diárias dos agentes nos imóveis para orientar a população, eliminar criadouros e bloqueios em áreas em que há casos positivos de dengue. A Sucen de Araçatuba tem auxiliado o município nas ações e já fez a nebulização noturna com máquinas pesadas. Em fevereiro, diversos mutirões foram realizados, alguns deles com o apoio do Exército.

Texto e foto: Rafael Lopes