26/04/2016
Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado (30) para crianças, gestantes e puérperas

Começa neste sábado (30 de abril) em Birigui a vacinação contra a gripe. Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a campanha será realizada neste ano em três etapas. Nesta primeira fase serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias), profissionais da saúde e indígenas.

As noves UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica estarão abertas neste sábado, das 8h às 17h, para vacinar apenas o público-alvo. No decorrer da semana, as doses serão aplicadas em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para receber a vacina, é importante levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

Somente a partir do dia 9 de maio, a vacinação será liberada para idosos a partir dos 60 anos. A terceira e última etapa da campanha terá início no dia 16 de maio para os doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar até o fim da campanha (20 de maio) 19.291 biriguienses, o que corresponde a 80% do público total, de 24.114 pessoas.

PROTEÇÃO

As crianças que receberem a vacina pela primeira vez devem tomar uma segunda dose no intervalo de 30 dias. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que são: A (H1N1), A (H3N2) e B/Brisbane. Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento não há casos positivos do vírus da gripe A confirmados no município.

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e casos graves decorrentes da gripe no público-alvo. A vacina raramente provoca reações, sendo as mais comuns leve dor e pequena vermelhidão no local da aplicação e, em poucas ocasiões, febre baixa, mal-estar e dor no corpo, que desaparecem em até 48 horas

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus da gripe ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção.

Entre elas, evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar frequente as mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%; não proteger a tosse e o espirro com a mão, mas com lenço de papel descartável; não tocar os olhos, nariz ou a boca após contato com superfícies contaminadas, como corrimãos, bancos e maçanetas, e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com o da gripe comum e podem incluir febre, tosse, garganta inflamada, dor de cabeça e muscular, calafrios, fadiga, diarreia e vômito. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, pneumonia, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração, podendo até levar a óbito. Pessoas com sintomas de gripe devem procurar orientação médica, e nunca se automedicar.

Texto: Rafael Lopes