27/04/2016
Bandeira do município de Birigui começa a tremular na entrada da cidade via Marechal Rondon
 

A bandeira de Birigui, um dos símbolos da cidade conforme Lei Orgânica Municipal, começou a tremular em uma das entradas do município via rodovia Marechal Cândido Rondon, a SP-300. A Secretaria Municipal de Obras e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto hastearam a bandeira nesta terça-feira, dia 26 de abril.

Segundo a Secretaria Municipal de Expediente, a bandeira tem 4,05 por 5,80 metros e foi hasteada no mastro de 12 metros localizado na rodovia SP-300, na rotatória de acesso ao município (entrada pelas avenidas 9 de Julho e Euclides Miragáia).

A Prefeitura também providenciou a iluminação da bandeira, que terá visibilidade no período noturno. O maior símbolo do município foi hasteado para identificar uma das entradas da cidade.

SIGNIFICADO

A bandeira de Birigui foi instituída em 1954, por meio da lei 258. Ela é apresentada por um campo amarelo, cortado à esquerda por uma faixa verde em sentido vertical, com três listras que atravessam o campo amarelo na parte central no sentido horizontal. O verde e o amarelo representam as cores da Bandeira Nacional.

As três listras (preta, branca e vermelha) são representações das cores da Bandeira do Estado de São Paulo. Sobre as listras, está o brasão de armas de Birigui, que em 2014, através da Lei 5.939, passou a ser logomarca oficial da cidade, tendo como cores verde, amarelo, branco, preto e azul.

O escudo é a parte principal do brasão. Possui um contorno clássico do tipo flamengo-ibérico (também chamado de escudo português) usado tradicionalmente pelos demais municípios, lembrando a origem portuguesa. Conta ainda com um campo em prata, que simboliza a amizade, equidade, justiça, inocência e pureza.

O escudo possui na parte de cima uma concha, com uma pérola em seu interior, numa alusão do cognome “Cidade Pérola”. Na parte de baixo, brotam um ramo de café e outro de algodão, que contornam o escudo. Eles representam dois produtos agrícolas importantes no desenvolvimento da cidade.

Há ainda a representação de uma fábrica, com três chaminés fumegantes, numa alusão às indústrias de Birigui. Sobrepondo a fábrica, há um caduceu de ouro (um bastão no qual se enrolam duas serpentes que se defrontam, encimado por duas asas abertas, em posição que suas partes superiores formem um arco), que representa o comércio. As asas representam a figura mitológica que Apolo deu a Mercúrio, usada como símbolo de intercâmbio comercial, mas que simbolizam também a paz e a amizade.

O bastão é o emblema do poder, a serpente o da prudência. O caduceu representa a agudeza e prudência necessárias à eloquência. No escudo, há ainda três faixas ondeadas na cor azul, separadas por quatro faixas brancas menores, que simbolizam o rio Tietê. Em cima do escudo, há a coroa mural, com torres de prata.

O escudo tem como suportes um laço de fitas, formando o pé do brasão, com as cores verde, ouro, preto e branco. Já o listel de cor vermelha fica logo abaixo ao laço de fitas e traz escrito em letras de cor prata “LABOR OMNIA VINCIT” (O Trabalho a Tudo Vence).

 

Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000