28/04/2016
Idosos são incluídos na 1ª etapa da vacinação contra a gripe que começa neste sábado (30)

Os idosos acima de 60 anos de Birigui também serão vacinados contra a gripe a partir deste sábado (30 de abril), quando terá início a Campanha Nacional de Vacinação. A inclusão do grupo da terceira idade na primeira etapa da imunização segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde, que alterou o cronograma previsto inicialmente para a imunização.

Portanto, além dos idosos, serão vacinadas ainda as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias), profissionais da saúde e indígenas. Neste sábado, dia da mobilização nacional, as noves UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica estarão abertas das 8h às 17h para vacinar o público-alvo.

No decorrer da semana – de segunda a sexta-feira –, as doses serão aplicadas em todos os postos de saúde, das 7h às 19h. Para receber a vacina, é importante levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação com foto. As crianças que forem imunizadas pela primeira vez deverão tomar uma segunda dose no intervalo de 30 dias.

SEGUNDA ETAPA

A segunda etapa da campanha terá início no dia 9 de maio, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas (como diabéticos, cardiopatas, doentes renais, entre outros) e os reclusos. Os doentes crônicos deverão apresentar indicação médica. A vacina disponibilizada gratuitamente é a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B/Brisbane.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar até o fim da campanha, marcada para o dia 20 de maio, 19.291 biriguienses, o que corresponde a 80% do público total, de 24.114 pessoas. A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e casos graves, que podem levar até a morte, decorrentes da gripe, principalmente entre os grupos de risco.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe, como lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar e utilizar álcool gel nas mãos.

Texto: Rafael Lopes