28/04/2016
UBS 6 – Tijuca: Prefeito acompanha atividades sobre prevenção e combate à hipertensão arterial

O prefeito Pedro Bernabé e a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 28 de abril, do encerramento das atividades da Campanha Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.

Em função do Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial (26 de abril), a Unidade Básica de Saúde Ângelo Mastelaro, a chamada UBS 6 do Tijuca, realizou várias atividades aos munícipes. As ações ocorreram nos dias 26, 27 e 28 de abril.

“Realizamos palestras com enfermeiro, nutricionista e farmacêutico, fizemos aferição de pressão e o teste de glicemia capilar”, falou a diretora do Departamento Médico e de Enfermagem da Prefeitura de Birigui, Soraya Moyses Fernandes Avelino. A diretora e os demais profissionais da UBS receberam o prefeito e a secretária de Saúde.

“A hipertensão arterial é uma doença que não tem cura, uma doença silenciosa, mas tem controle e pode ser prevenida”, comentou o prefeito, que falou aos presentes na UBS.

Além das palestras, houve entrega de um panfleto educativo com orientações sobre a hipertensão arterial e a entrega de um “kit saudável”, com abobrinha, pepino, tangerina, laranja e limão, alimentos que auxiliam na prevenção e controle da pressão.

O prefeito fez a primeira entrega do kit, que foi cedido pelo Programa Fome Zero, gerido em Birigui pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. Essa ação via prestar serviços à comunidade. A atual gestão busca, a cada dia, melhorar o atendimento aos munícipes”, comentou o chefe do Executivo.

A UBS do Tijuca é a unidade que recebe o maior número de pessoas por dia em Birigui. Cerca de 200 pessoas são atendidas no local. As outras 8 UBSs da cidade também realizaram ações de prevenção e combate a hipertensão arterial. Visando melhor atender, uma tenda foi instalada em frente a UBS. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, através do Departamento de Trânsito, ajudou na ação, orientando sobre a alteração no trânsito em função da tenda.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade. A Sociedade alerta que doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta.

Sintomas de hipertensão

Há sintomas indicativos de hipertensão. Os primeiros sinais, no entanto, não são frequentemente específicos e desenvolvem-se insidiosamente, o que significa que dificilmente fazem sentido para os afetados. Dificuldade em adormecer e dormir durante toda a noite, um sono agitado, alguma irritabilidade e inquietação interna podem ser consequências de hipertensão. Problemas com os ouvidos (zumbidos nos ouvidos) são também sinais de alarme.

Dores de cabeça ou tonturas em condições de stress psicológico ou físico podem ser sintomas de hipertensão. Nas mulheres com cerca de 50 anos de idade, os sintomas de hipertensão podem ser semelhantes aos sintomas da menopausa (afrontamentos, tonturas, flutuações de humor). Nos homens de meia-idade, a hipertensão não tratada pode surgir como um problema associado à virilidade (disfunção erétil).

Falta de ar, dor no peito, ou aperto no peito durante o esforço, podem ser sintomas de doença cardíaca possivelmente desenvolvida devido à hipertensão continuada. A arritmia também pode ser causada pela hipertensão

Texto e fotos: Tiago Lotto