29/04/2016
Bairros Quemil e Jardim Santana são alvos do mutirão do combate ao Aedes neste sábado (30)

A Secretaria de Saúde de Birigui promove neste sábado (30), nos bairros Quemil e Jardim Santana, mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A mobilização contará com cerca de 80 profissionais, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e supervisores.

A meta é vistoriar cerca de 2 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Além de trabalhar a conscientização dos moradores, os agentes vão eliminar focos de proliferação do mosquito, como garrafas, plásticos, pneus, lonas e latas. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção.

A concentração das equipes será a partir das 7h30 em frente à Etec Dr. Renato Cordeiro. “Pedimos que a população continue engajada nesta grande luta contra o Aedes, eliminando dos quintais qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, frisou o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Antônio de Oliveira.

MOBILIZAÇÕES

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estão desde o início de março trabalhando aos sábados, por meio da parceria com o governo de São Paulo, que paga R$ 120 a cada profissional que atua nos mutirões na cidade. Este será o último sábado da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

Texto e foto: Rafael Lopes