29/04/2016
Prefeitura de Birigui participa de oficina regional para formação de brigadistas para o período da estiagem

A Prefeitura de Birigui participou nesta quinta e sexta-feira (28 e 29 de abril) da Oficina Preparatória para Operação Estiagem e a Formação de Brigadas Municipais para Combate a Incêndios em Coberturas Vegetais, promovidos pela Cedec (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo), em Araçatuba.

Participaram dos eventos o secretário municipal de Segurança Pública e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Adão Donizete Panini; o comandante da Guarda Municipal, Everaldo Dias da Silva; o gestor municipal de Proteção e Defesa Civil, Antônio Carlos André Junior; e o guarda municipal Josiel Vitorino da Silva. O secretário Panini representou o prefeito Pedro Bernabé no evento.

Representaram ainda o município o diretor de Educação Ambiental, Márcio Soares; o engenheiro de Segurança no Trabalho Alex Coelho; o chefe da seção de Vigilância, Vanderlei Rodrigues; o chefe de seção de Proteção Ambiental e Rural, Benedito Dafé Gonçalves Filho; o motorista de veículos pesados Abrão Aparecido Suss e o estagiário Anderson Ferreira dos Santos.

PALESTRAS

Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (lei 10.547/2000), a importância da formação regional de brigadistas e a fiscalização de queimadas foram alguns dos temas das palestras e aulas práticas ministradas pela Cedec, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Por conta da proximidade do período de estiagem, os eventos tiveram o objetivo, segundo a Cedec, integrar as ações dos órgãos do estado com os municípios, visando a realização de ações preventivas e medidas de educação ambiental, fomentando a preparação e o combate a incêndios em coberturas vegetais na região.

“Com base na filosofia de prevenção, o evento se mostrou importante por possibilitar conhecimentos técnico e prático para atendimento às situações emergenciais, bem como nos cuidados com o bem-estar da comunidade, principalmente, à saúde de idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios”, comentou o secretário municipal de Segurança Pública.

Panini lembrou que, além do Código de Posturas, Birigui conta com a lei 6.115/2015 que dispõe sobre a proibição de queimadas no município e a aplicação de multas, que variam de R$ 500 a R$ 15 mil, ao infrator que for flagrado descumprindo a legislação. Denúncias de queimadas podem ser feitas pelos telefones 193, 153 ou 3641-8088.

Texto: Rafael Lopes