02/05/2016
Em São Paulo, prefeito de Birigui participa de evento com o ex-ministro Delfim Netto

O prefeito Pedro Bernabé participou na manhã desta segunda-feira, dia 2 de maio, em São Paulo, de uma Roda de Conversa promovida pelo Centro Ruth Cardoso e pelo Construindo Alternativa. Com o tema "Saídas para a crise: como o Brasil irá retomar o crescimento econômico?", o evento teve como convidado especial o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, economista e professor emérito da FEA/USP. O convite ao chefe do Executivo biriguiense aconteceu devido a boa gestão que vem fazendo em Birigui.

O evento reuniu vários economistas, secretários municipais, empresários e convidados no Auditório do Centro Ruth Cardoso, que fica na rua Pamplona, 1.005. "É uma grata satisfação participar deste importante evento do Centro Ruth Cardoso, que regularmente promove eventos para disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas", comentou o prefeito Pedro Bernabé, que foi único chefe de Executivo presente no encontro.

Durante o encontro, o prefeito de Birigui foi elogiado pelo economista Guilherme da Nóbrega, filho do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, pelo trabalho realizado na administração municipal. Uma das ações destacadas foram os decretos de contenção de gastos que o chefe do Executivo aplicou em 2015.

O prefeito Pedro Bernabé esteve acompanhado dos secretários municipais de Gabinete, Dr. Tadeu Saravalli, de Comunicação, Tiago Contador, e do secretário adjunto de Administração, Marcelo Marques. "O Centro Ruth Cardoso é referência em realização de atividades que visam o bem comum, com temas contemporâneos que buscam o progresso, debatendo novas ideias, visando um futuro melhor", frisou o secretário Dr. Tadeu Saravalli.

PERGUNTAS

Pedro Bernabé questionou o ex-ministro da Fazenda sobre a economia no Brasil, que parou de crescer. “A economia no país não cresceu pelo aumento da carga tributária, transferindo os recursos do setor privado para o setor público, que aumentou o custeio e reduziu investimento”, explicou Delfim.

Outra pergunta feita pelo chefe do Executivo foi como aumentar o investimento no Brasil. Segundo Delfim, expandir as exportações significa voltar a crescer. “O poder executivo tem que assumir o seu protagonismo e sugerir ao congresso as mudanças estruturais necessárias, como o de enfrentar o problema da previdência e enfrentar o problema das vinculações do gasto”, destacou o ex-ministro. Para Delfim Netto, é possível produzir o equilíbrio a curto prazo fazendo um corte de despesas.

EXPERIÊNCIA

Além de Ministro da Fazenda, Delfim Netto foi Ministro de Agricultura e Ministro de Planejamento. Foi, também, Embaixador do Brasil na França e deputado federal por São Paulo.

Durante o período no qual Delfim Netto ocupou a pasta da Fazenda (entre 1969 e 1974) ocorreu o chamado "milagre econômico brasileiro". Naquela época foi executado um forte controle dos salários (que ficou conhecido como "arrocho salarial") e dos preços de todos os produtos industrializados, que era feito através da CIP (a comissão interministerial de preços).

Conheça mais sobre o Centro Ruth Cardoso visitando o site oficial da entidade (www.centroruthcardoso.org.br).

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Lotto e Tadeu Saravalli