02/05/2016
Saúde imuniza mais de 8 mil biriguienses no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Mais de 8 mil biriguienses foram imunizados contra a gripe no primeiro dia da 18ª Campanha Nacional de Vacinação, que começou no último sábado (30 de abril). Nesta data, considerada como o dia da mobilização nacional, as nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica permaneceram abertas durante todo o dia.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 8.482 pessoas que compõem o grupo prioritário da campanha foram vacinados. Devem receber a dose idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias), indígenas e profissionais da saúde que atendem em hospitais e prontos-socorros.

No sábado, a movimentação nos postos de saúde foi intensa durante toda a manhã, sendo que em algumas unidades houve até filas, principalmente do grupo de idosos. O primeiro lote de vacina enviado pelo Estado acabou na manhã desta segunda-feira (2). Nova remessa, com 10 mil doses, já chegou ao município e estarão disponíveis a partir de amanhã (3) em todas as UBSs.

De segunda a sexta-feira os postos de saúde aplicam a vacina das 7h às 19h. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação com foto. As crianças que forem imunizadas pela primeira vez deverão tomar uma segunda dose no intervalo de 30 dias. A campanha segue até o dia 20 de maio.

META

A meta do município é vacinar pelo menos 19.291 biriguienses, o que corresponde a 80% do público total, de 24.114 pessoas. A vacina disponibilizada gratuitamente na rede pública é a trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B/Brisbane.

“A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, destacou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

SEGUNDA ETAPA

A segunda etapa da campanha terá início no dia 9 de maio, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas (como diabéticos, cardiopatas, doentes renais, entre outros), reclusos e demais funcionários da saúde da rede pública e privada. Os doentes crônicos deverão apresentar receita médica indicando a comorbidade que possuem.

Texto e foto: Rafael Lopes