03/05/2016
Birigui participa de reunião para formatação do circuito regional denominado Tietê Vivo

O secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, e a coordenadora de Turismo, Teka Betine, participaram de reunião na sexta-feira, dia 29 de abril, na sede da Secretaria de Turismo de Araçatuba, que visou a formatação de roteiro turístico regional, composto por sete cidades: Araçatuba, Birigui, Buritama, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Piacatu e Santo Antônio do Aracanguá. O encontro contou com representantes de todas as cidades envolvidas no projeto.

O objetivo é implementar o Programa de Regionalização do Turismo, considerando que o mapa do turismo brasileiro é um instrumento de orientação para atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, atendendo a portaria 205 de 9 de dezembro de 2015 do Gabinete do Turismo.

O Estado de São Paulo está dividido em 15 macrorregiões e em 34 RT (regiões turísticas), sendo que cada RT possui um conselho regional. Visando atender aos novos critérios do turismo, é que houve a formação do circuito turístico denominado Tietê Vivo.

Segundo Teka Betine, o circuito visa a conscientização para importância do turismo como uma maneira de fomentar a economia. "Muitos acreditam que o turismo só exista em cidades litorâneas. Mas isso não é verdade, na região temos fatores importantes a serem explorados como o turismo gastronômico, rural e comercial por exemplo".

A coordenadora destaca também que, com a criação do circuito Tietê Vivo, a região poderá figurar como opção em pacotes de turismo de grandes empresas do ramo. "Ao aproximar todas essas cidades temos um grande leque de opções para pessoas que procuram os mais diferentes tipos de turismo", completou. As reuniões do conselho regional acontecerão bimestralmente, alternando o local entre os municípios participantes.

Texto: Alex Brasileiro