05/05/2016
Prefeito Bernabé empossa membros do Conselho Municipal do Turismo para mandato de dois anos

O prefeito Pedro Bernabé empossou na manhã desta quinta-feira (5 de maio) os membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) para o biênio 2016/2018. A cerimônia de instalação do conselho, que ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, e a coordenadora de Turismo, Teka Betine.

Segundo o chefe do Executivo a data é histórica para a cidade. “Hoje estamos empossando a primeira turma do Comtur. Os conselheiros, nos ajudarão de forma criativa a fomentar o turismo em nosso município”, destacou Pedro Bernabé.

O Comtur é composto por 20 membros titulares e suplentes, sendo dez representantes do poder público e outros dez da sociedade civil, indicados das agências de turismo, hotéis, bares e restaurantes, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, empresas produtoras de eventos, táxi e mototáxi, empresas de transporte turístico, Acib, Sinbi, e Secob.

Criado pela lei municipal 6.164/2016, o Comtur tem por objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade, que integram a ação do turismo no município, visando políticas públicas para o desenvolvimento turístico de Birigui. Tem caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador.

ATRIBUIÇÕES

Entre as atribuições do Comtur estão: diagnosticar e manter atualizado o cadastro de informações de interesse turístico do município; programar e executar amplos debates sobre os temas de interesse turístico da cidade ou região; formular diretrizes básicas que serão observadas na política municipal de turismo; desenvolver programas e projetos nos segmentos de turismo visando incrementar o afluxo de turistas e de eventos para o município, entre outras.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro