05/05/2016
Mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti aos sábados continuarão até o final de maio em Birigui

Os mutirões de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti realizados aos sábados, em Birigui, vão continuar até o final deste mês. A Secretaria Municipal de Saúde assinou nesta semana o termo de prorrogação da parceria com o governo do Estado de São Paulo, que promove a campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

Desta forma, os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias continuarão a receber do Estado R$ 120 por sábado trabalhado. O repasse é feito por meio do Fundo Estadual de Saúde. Desde que aderiu a campanha, a secretaria realizou nove sábados de atividades no município, sendo quatro em março e cinco no mês de abril.

Neste mês serão mais quatro dias de mutirão. O primeiro acontecerá neste sábado (7), a partir das 8h, nos bairros Vila Roberto, Vila Maria, Centro, Vila Pontes, Residencial Branguim e Vila Guanabara. A meta é vistoriar cerca de 2,4 mil imóveis, entre casas, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A mobilização contará com 90 agentes, além de nove supervisores.

REFORÇO

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, explica o motivo da continuidade à força-tarefa, que visa orientar os munícipes sobre as medidas preventivas e também recolher materiais que possam servir de criadouros para o mosquito. “O mutirão é um reforço importante às ações que executamos diariamente, pois conseguimos orientar mais pessoas e fazer maior controle dos criadouros, destacou.

Segundo Andrea, já houve uma queda significativa de novas notificações por suspeitas de dengue. Até o dia 15 de abril, 100 pessoas, em média, eram atendidas por dia na rede pública com suspeita da doença. Agora, a média de atendimento diário caiu para oito. “Vamos continuar desenvolvendo todas as ações necessárias para combater o Aedes e contamos com a colaboração da população”, completou a secretária.

BALANÇO

Conforme a Secretaria de Saúde, 16.514 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, foram vistoriados durante os mutirões realizados em todos os sábados dos meses de março e abril. Outros 5.596 imóveis estavam fechados, desabitados ou houve recusa para o acesso. Larvas do mosquito foram encontrados em 130 recipientes.

Os mutirões ocorreram nos bairros: Thereza Maria Barbieri, Ivone Alves Palma, Birigui 1, Jardim Ipê, Jandaia, Jandaia 2, Jardim Planalto, Parque São Vicente, Cohab 3, São Braz, Costa Rica, Jardim Tóquio, Sandro Piazzalunga, São Genaro 2, Residencial Prefeito Mário Crém dos Santos, Distrito Industrial, Vila Maria, Jardim Sumaré, Residencial Branquim, Pinheiros e Jardim Pinheiro.

Foram visitados ainda o Perdizes, Village Di Fiore, Portal da Pérola 1 e 2, Jardim Bolele, Bosque da Saúde, Jardim São Cristóvão, São José, Vila Guarujá, Vila Germano, Vista Alegre, Jardim Tangará, Jardim Europa, Jardim Marister, Jardim Toselar, Jardim da Fonte, Novo Jardim Toselar, Novo Parque São Vicente, Alvorada, Monte Líbano, Residencial Aurora, Jardim Santana e Quemil.

Texto e foto: Rafael Lopes