09/05/2016
Com 8 caminhões, Prefeitura de Birigui começa a coletar materiais do Cidade Limpa

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta segunda-feira, dia 9 de maio, a coleta de materiais inservíveis do projeto Cidade Limpa, que segue até o dia 18 de maio. As coletas acontecem das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana os materiais não serão recolhidos.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Miguel Ribeiro, a Prefeitura de Birigui disponibilizou 8 caminhões e 50 servidores, que atuarão em todos os bairros de Birigui. “Basta deixar o material inservível em frente de sua residência que a Prefeitura realizará a coleta”, orientou Ribeiro.

Na manhã desta segunda-feira (9) todos os envolvidos no projeto estiveram reunidos no Parque do Povo, de onde saiu os caminhões. O prefeito Pedro Bernabé participou da ação e agradeceu o empenho dos servidores da Prefeitura Municipal. “Esta ação é muito importante, pois além de deixar a cidade mais organizada ela preserva o meio ambiente e ajuda a combater o mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, frisou o chefe do Executivo. “Agradeço a dedicação dos servidores públicos municipais”, completou.

A ação reuniu representantes das 15 secretarias municipais de Birigui, entre elas Serviços Públicos, Água e Esgoto, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Educação, Saúde e Gabinete.

Todo o material recolhido das ruas do município serão destinados corretamente, em espaço da Prefeitura de Birigui. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Batista, a administração oferece uma área de 22 alqueires, localizada na estrada rural BGI 020 (prolongamento da Avenida Natal Masson), no bairro rural Estiva.

“Após o descarte dos caminhões, catadores cadastrados na Prefeitura Municipal irão separar materiais que podem ser comercializados. Temos várias pessoas na cidade que vivem da venda de materiais recicláveis”, explicou o secretário Paulo Batista.

Números - Em 2013, o Cidade Limpa recolheu em Birigui 510 toneladas. Já em 2014 foram 710 toneladas de materiais inservíveis recolhidos das ruas. No ano passado foram 720 toneladas.

Texto e fotos: Tiago Lotto