10/05/2016
Cidade Limpa segue nesta terça-feira (10); primeiro dia coletou 46 toneladas de materiais

A Prefeitura de Birigui continua nesta terça-feira (10 de maio) com a coleta de materiais inservíveis do projeto Cidade Limpa. A ação, que começou nesta segunda-feira (9), segue até o dia 18 de maio. O recolhimento dos materiais ocorre das 7h às 13h. Cinquenta servidores da Prefeitura Municipal atuam na coleta.

Segundo o encarregado do setor de limpeza pública, Marcos de Carvalho, no primeiro dia de coleta a Prefeitura de Birigui recolheu das ruas 46 toneladas de materiais. “No total fizemos 20 viagens, sendo que cada viagem do caminhão até o local do despejo leva, em média, um pouco mais de duas toneladas”, comentou Carvalho.

Nesta terça-feira (10) os caminhões da Prefeitura percorrerão os bairros Colinas, Jardim do Trevo, Pedro Marin, Vale do Sol, Distrito Industrial e bairros adjacentes. O morador pode colocar o descarte em frente de sua residência. A coleta será feita pelos servidores públicos municipais.

ORIENTAÇÕES – Logo no primeiro dia do Cidade Limpa, a Prefeitura de Birigui orientou os coletores de materiais que atuam com vendas de descartes. Visando realizar um regramento para estas pessoas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado fez um cadastro de “catadores”.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Batista, as pessoas que antes atuavam no terreno do bairro João Crevelaro estão, agora, separando os materiais em uma área da Prefeitura, localizada no bairro rural Estiva. “Temos um espaço de 22 alqueires para este serviço. Os catadores cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente podem selecionar o material para a venda”, comentou ele. Para chegar ao local, bastar seguir pelo prolongamento da avenida Natal Masson.

R.S. (catador que pediu para não ser identificado) vive da venda de materiais recicláveis há 15 anos. É com o dinheiro da venda de ferro, alumínio, madeira, metal e plástico que sustenta sua família. “É bastante difícil, porque o quilo do ferro vale R$ 0,07. Para ganhar 70 reais preciso vender mil quilos, o que não é fácil”, comentou ele.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa