10/05/2016
Mayors Challenge 2016: Birigui entre as 290 cidades que inscreveram ideias na competição

O município de Birigui está entre as 290 cidades inscritas no Mayors Challenge 2016, evento internacional promovido pela Bloomberg Philanthropies. Os municípios são da América Latina e do Caribe e inscreveram suas ideias para solucionar problemas graves.

Segundo os organizadores, as ideias oferecem uma perspectiva de necessidades das comunidades e prioridades dos líderes locais na região. Sete entre dez ideias têm como objetivo resolver um problema social ou uma questão econômica, enquanto 30% se concentram em melhorar eficiência e eficácia da administração pública.

Birigui participa da competição internacional com o projeto que criou no município a implantação da política pública no eixo da sustentabilidade, na área de energias renováveis, para que a cidade disponibilize a energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais (Lei Municipal 6.098, de 9 de outubro de 2015).

De autoria do prefeito Pedro Bernabé, que foi pesquisador científico na UNESP, o projeto estimula tanto o Poder Público Municipal quanto a sociedade civil à autogestão da energia elétrica, visando evitar eventuais racionamentos ou apagões.

“O projeto tem sua relevância econômica, considerando os vários aumentos da tarifa de energia ocorridos recentemente no Brasil”, comentou o chefe do Executivo.

Em junho de 2015, a Prefeitura de Birigui realizou seu 1º Workshop sobre Energia Solar e Eficiência Energética. Na abertura do evento o prefeito Pedro Bernabé apresentou o projeto de implantação da política pública no eixo da sustentabilidade, visando utilizar a energia solar para alimentar os prédios públicos municipais da cidade.Na época, o subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, esteve em Birigui e elogiou a iniciativa do prefeito Pedro Bernabé. “Se trata de um projeto que só traz benefícios ao município e ao meio ambiente. É um projeto ousado, moderno, criativo e inovador", comentou Dr. Milton Flávio.

Conheça as cidades participantes visitando o site oficial (link abaixo) do Mayors Challenge:

(mayorschallenge.bloomberg.org/news_posts/290-cities-submit-ideas/?lang=pt-br).

Texto: Tiago Lotto