12/05/2016
EM SÃO PAULO: Secretários de Birigui representam o município na 5ª EnerSolar + Brasil

O secretário municipal de Gabinete, Tadeu Saravalli, e o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marcelo Marques, representam o município de Birigui na 5ª EnerSolar + Brasil/Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar. O evento, realizado em São Paulo, começou na última terça-feira (10) e segue até esta quinta-feira (12).

A feira reúne toda a cadeia produtiva dos segmentos de Energia Solar, Fotovoltaica, Eólica e de Biomassa em um único local. “O evento apresenta as mais recentes tecnologias, produtos e serviços voltados para o setor de energias renováveis”, disse o secretário Tadeu Saravalli.

Os representantes de Birigui foram recebidos no evento pelo co-fundador e diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, que em julho de 2015 esteve em Birigui, no workshop de Energia Solar e Eficiência Energética.

“Levamos ao diretor da Absolar cópia da lei municipal que visa produção de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais. A iniciativa da Prefeitura de Birigui poderá trazer vários benefícios, entre eles a preservação ambiental, já que a energia solar não polui durante seu uso, e devido à energia solar se apresentar como uma solução economicamente viável”, comentou o secretário interino da Sedecti, Marcelo Marques.

Para os representantes de Birigui, a feira propõe discussões dos temas mais relevantes para quem atua na área ou está avaliando a viabilidade de investir em energia solar como políticas públicas e iniciativas dos Estados em prol do desenvolvimento contínuo de energias renováveis.

Segundo o prefeito municipal, a participação dos secretários foi importante. “Tivemos a oportunidade de apresentar nossa lei que trata da produção de energia solar fotovoltaica. Estamos buscando alternativas financeiras para realizar esse progresso em Birigui”, comentou Pedro Bernabé.

“Pudemos, também, apresentar no evento em São Paulo que Birigui está participando Mayors Challenge 2016 (evento internacional promovido pela Bloomberg Philanthropies) com este projeto de energia fotovoltaica”, completou o prefeito de Birigui.

Mayors Challenge 2016 - O município de Birigui está entre as 290 cidades inscritas no Mayors Challenge 2016, evento internacional promovido pela Bloomberg Philanthropies. Os municípios são da América Latina e do Caribe e inscreveram suas ideias para solucionar problemas graves. O município vencedor irá ganhar 5 milhões de dólares.

As ideias oferecem uma perspectiva de necessidades das comunidades e prioridades dos líderes locais na região, objetivando resolver um problema social ou uma questão econômica, além da busca em melhorar eficiência e eficácia da administração pública.

Birigui participa da competição internacional com o projeto que criou no município a implantação da política pública no eixo da sustentabilidade, na área de energias renováveis, para que a cidade disponibilize a energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais (Lei Municipal 6.098, de 9 de outubro de 2015).

A competição oferece um grande prêmio de 5 milhões de dólares para o município vencedor e outros quatro prêmios de USD 1 milhão para os municípios colocados de 2º ao 5º lugares que apresentarem ideias inovadoras.

Texto: Tiago Lotto