13/05/2016
Secretaria de Saúde já vacinou mais de 17,5 mil pessoas contra a gripe; campanha segue até o dia 20

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui já imunizou 17.589 pessoas contra a gripe. O número representa uma cobertura de 72,94% do público-alvo. O balanço é referente as doses aplicadas desde o dia 30 de abril, quando foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação. A campanha segue no município até o próximo dia 20.

Devem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias), profissionais da saúde da rede pública e privada e indígenas. Nesta segunda-feira (9), a secretaria ampliou a imunização para pessoas com comorbidades e reclusos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar até o final da campanha pelo menos 19.291 biriguienses, o que corresponde a 80% do público-alvo total, de 24.114 pessoas. A vacina disponibilizada gratuitamente na rede pública é a trivalente, que protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B/Brisbane.

ATENDIMENTO

As doses estão sendo aplicadas nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É necessário apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. As crianças imunizadas pela primeira vez deverão tomar uma segunda dose no intervalo de 30 dias. Doentes crônicos devem apresentar receituário médico indicando a comorbidade.

Neste caso podem se vacinar os portadores de doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes mellitus tipo 1 e 2 em uso de medicamento, imunossupressão, obesidade grau 3, transplantados e portadores de trissomias como síndrome de Down.

Cuidados de prevenção que devem ser tomados para evitar a transmissão da gripe:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento

• Uso de álcool gel para higienização das mãos

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir com lenço descartável ou antebraço

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, escovas, pratos, copos ou garrafas

• Manter os ambientes bem ventilados

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza