19/05/2016
Secretaria de Cultura e Turismo organiza várias atividades gratuitas na Semana Mundial do Brincar

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organizou uma série de atividades recreativas e culturais, aberta à população, para a Semana Mundial do Brincar, entre os dias 22 e 28 de maio. Com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, a ideia é resgatar e incentivar o brincar na infância.

A abertura da semana acontece neste domingo (22), às 19h, na praça Dr. Gama. Crianças e adultos poderão se divertir com brincadeiras tradicionais, como pular corda, bambolê, pega-pega, amarelinha, entre outras. Haverá ainda jogo gigante de memória, espaço para leitura, doação de livros infantis, quadrinhas literárias e a oficina “TV Mundo da Criança”.

O objetivo da Semana Mundial do Brincar é mostrar que o brincar é importante para a construção de uma infância digna. “Pesquisas mostram que incluir atividades lúdicas no cotidiano é fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças, além de combater o estresse e contribuir para aumentar a criatividade”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

OUTRAS ATRAÇÕES

Muitas outras atrações, todas gratuitas, serão desenvolvidas ao longo da semana. Na segunda-feira (23), às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, será exibido o filme “O Menino Barba”, por meio do programa Ponto MIS. Na terça-feira (24), a partir das 20h, a professora doutora Maristela Gomes vai ministrar a palestra “Brincar Pra Quê?”, na biblioteca municipal.

A Semana Mundial do Brincar será encerrada no sábado (28), com diversas brincadeiras e a apresentação do espetáculo circense “Deixe o Sol Nascer”, com a palhaça argentina Mina Clown, oferecido pelo Sesc Birigui. As atividades acontecerão na praça Dr. Gama, das 18h às 20h. (veja abaixo a programação completa).

São parceiros da Prefeitura de Birigui nas atividades o Espaço Arte Luz, Sesc Birigui, Colégio Criando Asas e a escola bilíngue Liceu Birigui. A Secretaria Municipal de Educação desenvolverá nas escolas da rede diversas brincadeiras com os alunos. A rede particular de ensino do município também participará do projeto.

Programação da Semana Mundial do Brincar

DOMINGO, 22/05, às 19h - PRAÇA DR. GAMA

Oficina "TV Mundo da Criança: de criança para criança"

Brincadeiras recreativas