19/05/2016
Sedecti integra comitiva que visitou escola de Valparaíso onde JEPP também foi implantado

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), juntamente com representantes da Diretoria de Ensino da Região de Birigui, visitaram na última terça-feira (17) a Escola Estadual David Golia, de Valparaíso, onde o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos -JEPP, também foi implantado.

Representaram a Sedecti a diretora do Departamento de Indústria e Empreendedorismo, Larissa Caroline Fialho Rodrigues, e o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato de Bianchi. A Diretoria de Ensino foi representada pela Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Rosane Faga Lima, e pela diretora da Escola Estadual Prof. Hermínio Cantisani, Priscila de Lourdes Barrionuevo. Também esteve presente a analista técnica do SEBRAE-SP, Luciana Muller Conti Lima.

A visita objetivou conhecer a implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos -JEPP, oferecido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo - SEBRAE-SP, em uma escola da rede estadual de ensino, correspondente ao ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Segundo a comitiva, a visita é importante para dar continuidade ao ensino empreendedor já oferecido na rede municipal de ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano.

Birigui liderou a comitiva devido ao JEPP estar presente em duas escolas mantidas pela Prefeitura Municipal desde 2014: Escola Municipal Profª. Ruth Pintão Lot e Escola Municipal Prof. Luciano Augusto Canellas. O prefeito Pedro Bernabé já realizou reunião com o SEBRAE e o projeto será implantado em todas as escolas da Prefeitura, já que o mesmo virou Lei Municipal de autoria do Prefeito.

Estuda-se, também, implantar o projeto nas escolas do Governo Estadual. “A implementação do programa JEPP também nas escolas estaduais possibilitaria a continuidade do ensino empreendedor aos jovens de Birigui. Tal ensino não tem a premissa de formar empresários, mas oferecer a base de valores e princípios que possibilitem aos jovens assumir o protagonismo de suas vidas, a autonomia na tomada de decisões e despertar a proatividade em seu dia-a-dia”, comentou o diretor Renato de Bianchi.

Os participantes informaram que a visita foi muito produtiva e os nuances da implementação do método foram esclarecidos. Ainda não há previsão se a rede estadual implementará o programa, mas o caminho para oferecer uma educação de qualidade e que dê autonomia aos jovens para realizar seus sonhos e objetivos está sendo trilhado.

Texto: Sedecti/Assessoria de Imprensa