20/05/2016
Dia do Desafio: Birigui enfrenta a cidade mexicana Nacajuca; atividades acontecem na quarta-feira, dia 25

Birigui enfrentará na edição deste ano do Dia do Desafio a cidade de Nacajuca, do México. As atividades físicas e esportivas ocorrerão na próxima quarta-feira, dia 25 de maio. A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o Sesc, realizará algumas ações.

As atividades ocorrerão no Ginásio Municipal de Esportes “Gigante de Fátima”, situado na rua Tenente Cel. Jair Forest, s/nº, bairro Fátima, nos períodos das 8h às 10h e das 14h às 15h30. “Haverá modalidades de tchoukbol, karatê e dança”, explicou a coordenadora esportiva, Andresa Miranda Cavazzana. Na praça James Mellor haverá ginástica livre às 8h, com a equipe da Secretaria de Esportes, que também fará atividades na escola Instituto Noroeste e na indústria Pampilli.

As academias, clubes, escolas municipais e estaduais, sindicatos e a comunidade em geral podem se mobilizar, realizando no dia pelo menos 15 minutos de atividade física. Depois, é só informar a participação à Secretaria de Esportes e Lazer pelos telefones (18) 3644-5005 ou 3644-4040. Para registrar o número correto de participantes será necessário fornecer aos organizadores o nome completo e número do RG.

COMPETIÇÃO

No Dia do Desafio, que acontece no mundo todo, as pessoas participam de uma competição entre cidades e o objetivo é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática diária de esportes e de exercícios físicos. A adversária de Birigui tem uma população de mais de 86 mil habitantes. Já a capital do calçado infantil tem aproximadamente 120 mil.

Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município. Em 2015, Birigui contou com a participação de 59.436 pessoas.

Segundo o Sesc, o Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Texto: Alex Brasileiro