20/05/2016
Secretaria de Saúde de Birigui divulga resultado do primeiro índice de infestação do Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Birigui registrou índice de 1% no primeiro Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado neste ano. O percentual é considerado satisfatório, conforme normas do Ministério da Saúde. A pesquisa vai ajudar a pasta a nortear a continuidade das ações de prevenção e combate ao mosquito no município.

Para o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira, o resultado do primeiro Liraa do ano é positivo, pois o índice apurado em outubro de 2015 foi de 2,1%. “A diminuição do Liraa comprova que todas as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo no município desde o início do ano tiveram um impacto positivo”, avaliou.

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, ressalta que o combate ao Aedes não pode parar. “Não dá para relaxar. Os trabalhos seguirão de forma ininterrupta por toda a cidade, com visitas casa a casa para controle de criadouros, bloqueios com nebulização, ações educativas, monitoramento de pontos estratégicos e especiais, entre outros. Pedimos que a população, nossa principal aliada nesta luta, continue nos ajudando”, disse.

RESULTADO

Os agentes de combate a endemias percorreram no início deste mês 122 quadras, onde foram vistoriados 1.731 imóveis por toda a cidade. As quadras foram definidas por sorteio eletrônico. Foram encontrados 18 criadouros com larvas do Aedes, em locais como ralo interno, vaso sanitário, bebedouro de animal, prato de vaso, materiais recicláveis, entre outros.

Para o levantamento, Birigui foi dividida em quatro áreas. A área 1, que, por exemplo, concentra os bairros da região do Monte Líbano, João Crevelaro e o Copacabana, teve índice de 1,3%. A área 2 que abrange a região do Bosque da Saúde, Cidade Jardim e Jandaia teve índice de 0,5%. Na área 3, na região do Novo Parque São Vicente, Isabel Marin e Vale do Sol o índice foi de 0,7%.

Já a área 4 foi a que apresentou o maior índice, sendo de 1,5%. Esta área compreende a região dos bairros Quemil, Silvares, Recanto Verde, Portal da Pérola e adjacências. A metodologia usada para se chegar ao índice, no Liraa, é pela divisão do número de recipientes com larvas pela quantidade de imóveis visitados, multiplicado por 100.

MUTIRÃO

A Secretaria de Saúde promove neste sábado (21) mais um mutirão de prevenção e combate ao Aedes. Os alvos são os bairros Jardim Nova Canaã, Monte Líbano, João Crevelaro, Copacabana, e Residencial Aurora, que estão em uma das áreas que teve alto índice no Liraa. A meta é vistoriar cerca de 2 mil imóveis, entre casas, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.

A mobilização contará com 90 agentes de saúde e de combate a endemias, além de nove supervisores. A concentração será a partir das 7h30 em frente à escola estadual Olivia Ângela Furlani. A prioridade das equipes será remover água parada de recipientes, recolher materiais que podem servir de criadouro, além de conscientizar os moradores.

Texto e foto: Rafael Lopes