O prefeito Pedro Bernabé participou da aula inaugural do curso gratuito de garçom oferecido pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) através do programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo.
A aula inaugural foi realizada na noite da última sexta-feira (20), na Etec (Escola Técnica Estadual) de Birigui. O curso começa nesta segunda-feira (23), em uma unidade móvel (a conhecida carreta do Via Rápida Emprego) instalada na praça James Mellor.
O chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário substituto da Sedecti, Marcelo Marques, do secretário de Comunicação, Tiago Lotto, e do diretor da Sedecti, Antônio Roberto Gonçalves. Eles foram recebidos pelo diretor da Etec Birigui, Olci Jancei Branco, professores e demais profissionais envolvidos no curso.
Usando a palavra na Etec, o chefe do Executivo disse que a qualificação profissional é muito importante. “Para vencer na vida temos que ter dedicação e determinação. Estudar, buscar qualificação em cursos e demais frentes é fundamental para se destacar no mercado profissional”, frisou o prefeito.
Ainda na aula inaugural, o prefeito Pedro Bernabé disse que um restaurante está se instalando em Birigui e que o estabelecimento irá contratar 15 pessoas deste curso. “Apesar da crise, estamos lutando para abrir novas vagas na cidade”, comentou.
Pedro Bernabé também citou a vinda da uma Fatec para o município. “Doamos ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza o prédio da obra inacabada do Centro do Professorado. Lá teremos uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), com os cursos de Gestão Empresarial, Automação Industrial e Comércio Exterior”, comemorou o chefe do Executivo.
O curso que começa hoje (23 de maio) na praça James Mellor tem como objetivo capacitar pessoas para atender clientes em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos similares, visando à prestação de um serviço com qualidade e eficácia. As inscrições para o curso de garçom foram feitas em abril, formando três turmas de 20 pessoas cada, nos períodos manhã, tarde e noite.
Serão abordados temas como hospitalidade, cortesia, práticas para a manipulação de alimentos, noções de nutrição, além de orientações em relação à saúde e à segurança no trabalho, bem como técnicas de atendimento. O curso será ministrado por dois professores e dois auxiliares e terá carga horária de 100 horas.
A solicitação da carreta foi feita em novembro de 2015 pelo prefeito Pedro Bernabé junto ao governo estadual. “Pedimos a disponibilização da unidade móvel Via Rápida Emprego, pois oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio”, comentou.
A Sedecti disponibiliza o portal on-line Balcão de Oportunidades, onde outros cursos desenvolvidos pela Prefeitura e parceiros são apresentados, além de cadastramento de currículo e vagas de emprego do município. Para visitar a página basta acessar o endereço eletrônico do serviço (balcaodeoportunidades.com/birigui).
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
|