25/05/2016
Birigui é o segundo município do Estado de São Paulo a integrar o Pacto Global da ONU
 

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, esteve no último dia 19 de maio no Escritório do Pacto Global das Nações Unidas em São Paulo. O chefe do Executivo esteva acompanhado do secretário municipal de Gabinete, Dr. Tadeu Luciano Seco Saravalli. Os representantes do município foram informados que Birigui foi adicionada no cadastro de participantes da Rede Brasil.

No escritório do Pacto Global, o prefeito e o secretário foram recebidos pela Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global, Beatriz Martins Carneiro, e pela assistente de projeto, Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e pela Gabriela Almeida. O prefeito recebeu a carta de boas-vindas assinada pela Diretora Executiva do UNGlobal Compact, com sede em Nova York.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios que refletem os valores fundamentais estabelecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A mencionada iniciativa de responsabilidade corporativa é a maior do mundo, com cerca de 13.000 participantes empresariais e não empresariais em mais de 160 países do mundo.

As principais atuações do Pacto Global são: Apoio às empresas e governos para a implementação dos princípios e adoção da responsabilidade social corporativa, Incentivo à troca de experiências e aprendizagem entre os participantes, Articulação internacional com as demais redes do Pacto Global, bem como com o escritório em Nova York e Promoção em todos os países da relação entre os Dez Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os representantes do Pacto Global agradeceram o prefeito de Birigui pela adesão e disseram que estão prontos para apoiar os esforços para abraçar os Dez Princípios e contribuir para uma economia global mais sustentável e inclusiva.

Termo de Compromisso

No último dia 9 de maio, o prefeito Pedro Bernabé solicitou a adesão de Birigui ao Pacto Global das Nações Unidas endereçado ao Sr. Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas. A assinatura do documento ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença do executivo Maurício Longhini Barbeiro, natural de Birigui, intermediador que aproximou a Prefeitura de Birigui ao Pacto Global, e do secretário municipal de Gabinete, Dr. Tadeu Luciano Seco Saravalli.

“Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Acredito que seja um momento histórico para Birigui”, comentou Maurício Barbeiro.

No documento assinado pelo chefe do Executivo, a Prefeitura de Birigui se compromete a apoiar os Dez Princípios do Pacto Global (acompanhe abaixo), participando e inserindo suas atividades/princípios em estratégias e operações diárias do Executivo, com o engajamento em projetos de colaboração que promovam o avanço, em particular, dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Segundo o prefeito de Birigui, o objetivo do Pacto Global é encorajar o alinhamento das políticas e práticas empresariais com os valores e os objetivos aplicáveis internacionalmente e universalmente acordados. “Estes valores principais foram separados em dez princípios chave e encorajamos o setor empresaria e não empresaria a esse engajamento”, comentou Pedro Bernabé.

Das 5.570 cidades do Brasil, apenas 25 firmaram parceria com as Nações Unidas e participam do Pacto Global. As empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas - incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

O Pacto Global advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

Direitos Humanos

1-As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

2-Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

 

Trabalho

3-As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4-A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5-A abolição efetiva do trabalho infantil; e

6-Eliminar a discriminação no emprego.

 

Meio Ambiente

7-As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8-Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

9-Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.


Contra a corrupção

10-As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.


Conheça mais sobre a Rede Brasil do Pacto Global: (www.pactoglobal.org.br).


Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Secretaria de Gabinete

 

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000