25/05/2016
Na "guerra" contra o Aedes, Secretaria de Saúde de Birigui faz novo mutirão neste sábado (28)

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a força-tarefa contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Mesmo com o feriado prolongado de Corpus Christi, agentes de saúde e de combate a endemias estarão nas ruas da cidade neste sábado (28 de maio), em mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito.

Jardim Aeroporto, Recanto dos Pássaros, Jardim Flamengo, Parque das Nações, Jardim do Lago e Tijuca serão os bairros visitados. A meta é vistoriar cerca de 2 mil imóveis, entre residências, comércios e terrenos baldios, para recolher materiais que possam servir de criadouros para o mosquito, atém de orientar os moradores sobre as medidas preventivas contra o inseto.

MOBILIZAÇÕES

Os agentes de saúde e supervisores da Prefeitura estão desde março trabalhando nos mutirões aos sábados, por meio de parceria com o governo de São Paulo, que paga R$ 120 a cada profissional. Este será o último sábado da ação, prevista na campanha estadual "Todos juntos contra o Aedes aegypti", que foi prorrogada neste mês.

Mesmo com o fim da campanha, a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, enfatiza que o combate ao mosquito não vai parar. "Os trabalhos seguirão de forma ininterrupta por toda a cidade, com as visitas casa a casa para controle de criadouros e bloqueios com nebulização, além das ações educativas. Com o mosquito Aedes aegypti não dá para relaxar", afirmou.

Segundo Andrea, a principal aliada da administração municipal nesta "guerra" contra o Aedes é a população. "Por isso, pedimos que os munícipes continuem nos ajudando a evitar a proliferação do mosquito. A regra básica é não deixar a água limpa parada em qualquer tipo de recipiente. Dez minutos, por semana, bastam para eliminar os locais de reprodução para o inseto", completou.

Texto e foto: Rafael Lopes