31/05/2016
Saúde fará exames preventivos do câncer de colo uterino nas noves UBSs de Birigui neste sábado

As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Ambulatório de Saúde da Mulher de Birigui estarão abertos excepcionalmente neste sábado (4 de junho), das 8h às 16h, para a realização de exames preventivos contra o câncer de colo de útero, conhecidos como papanicolau. O exame é para todas as mulheres do município que já tiveram a primeira relação sexual, independente da idade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é atingir mil exames preventivos. A campanha especial visa atender as mulheres que não possuem disponibilidade de comparecer nos postos de saúde durante a semana. Para a coleta do preventivo é necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de endereço, CPF e o RG (original e uma cópia).

RECOMENDAÇÕES

“Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada”, orientou a enfermeira coordenadora da ESF, Layane Nayara Requenha Lopes.

Enfermeiros da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e os profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) estarão de plantão no dia. Os preventivos coletados serão analisados no Hospital do Câncer de Barretos. Caso sejam constatadas alterações, a paciente será encaminhada para tratamento ou até mesmo para fazer exames complementares no hospital especializado.

PAPANICOLAU

O exame papanicolau é indolor, simples e rápido, que permite detectar lesões e estágios inicias do câncer. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 100%. Por isso, o recomendado é que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica.

Os preventivos podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano. Basta as mulheres comparecerem a uma UBS mais próxima de sua casa ou no Ambulatório de Saúde da Mulher, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, durante as visitas casa a casa.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro