01/06/2016
DESTAQUE: Pedro Bernabé recebe mais dois selos do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, ganhou mais dois selos do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Na manhã desta quarta-feira (1º de junho), o chefe do Executivo biriguiense recebeu a premiação no Sebrae Araçatuba, onde vários prefeitos da região também foram reconhecidos por contribuírem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social de seus municípios.

“Os projetos apresentados nesta edição do prêmio tiveram como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais”, comentou o gerente do Sebrae/SP em Araçatuba, Marco Aurélio Rosas.

Segundo ele, cada município pôde inscrever até dois projetos, nas categorias Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O prefeito Pedro Bernabé, através da Prefeitura de Birigui, ganhou os selos nas categorias Compras Governamentais de Pequenos Negócios e Desburocratização e Formalização. Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que tem como gestora a secretária municipal Silvia Mestriner.

Em 2014, com o Projeto Birigui Pró-20, o chefe do Executivo biriguiense já havia ganhado o selo do Sebrae na categoria “Novos Projetos”. Na edição deste ano, duas novas categorias renderam premiações ao prefeito Pedro Bernabé.

Prestigiaram a entrega da premiação os secretários municipais de Birigui e vários diretores de departamentos da Prefeitura Municipal. Usando a palavra após receber as honrarias, Pedro Bernabé destacou a importância dos projetos. “Estas premiações mostram que estamos no caminho certo, no caminho que busca oferecer oportunidades. A Sedecti realiza vários serviços que atendem as demandas deste setor, que, apesar das dificuldades, não deixa de oferecer oportunidades. Birigui é uma cidade empreendedora, criativa, que está enfrentando bravamente essa crise financeira nacional. Obrigado ao Sebrae por ser parceiro de nossa administração”, completou o prefeito.

Educação Empreendedora

O Sebrae/SP é parceiro da Prefeitura de Birigui na realização da Educação Empreendedora, que através do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.

Em Birigui, a Educação Empreendedora foi implantada em 2014 e, após projeto do Executivo ter aprovação da Câmara, passou a ser lei municipal (5.726/2013).

Atualmente duas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui contam com o projeto: Prof. Luciano Augusto Canellas e Profª Ruth Pintão Lot, porém, nos próximos meses, a meta é implantar a Educação Empreendedora nas 16 escolas da Prefeitura Municipal. Os professores da rede municipal já estão sendo capacitados para desenvolver o projeto.

Textos e fotos: Assessoria de Imprensa