02/06/2016
Ações contra o Aedes aegypti diminuem em 90% notificações de casos suspeitos de dengue em Birigui

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que o número de novas notificações (casos suspeitos) de dengue em Birigui apresentou uma queda de 90% nas últimas cinco semanas – de 24 de abril a 28 de maio –, em relação a cinco semanas consideradas como de pico da doença na cidade neste ano – de 28 de fevereiro e 2 de abril.

No período de pico, foram notificados 3.313 casos suspeitos de dengue, enquanto que nas últimas cinco semanas foram apenas 365 registros. Com a redução das novas notificações (casos suspeitos), a secretaria encerrou no dia 30 de abril as atividades do “dengário”, voltado ao tratamento da dengue, que funcionava no Pronto-Socorro Municipal.

“No pior período da dengue neste ano, 80 pessoas, em média, eram atendidas por dia na rede pública e privada de saúde do município com suspeita da doença. Agora, o surgimento de novos casos diários caiu consideravelmente, sendo de 2 a 3 novas notificações, em média”, afirmou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

A diretora esclarece que o aumento de casos confirmados da doença a cada semana é em virtude do alto número de notificações antigas em investigação. “Ainda temos 608 casos, na maioria do mês de abril, para serem encerrados. Portanto, o número da doença vai subir na medida que concluirmos as investigações antigas. As novas notificações são mínimas”, explicou Maria Helena.

AVALIAÇÃO

Para o educador de saúde do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) Marco Antônio Sanchez, todas as ações preventivas e educativas realizadas diariamente e até aos finais de semana pelos agentes e outros profissionais da Saúde, somadas ao apoio da população, contribuíram para a queda acentuada das novas notificações de dengue no município.

“A situação agora está um pouco satisfatória. Porém, ainda é preocupante por conta do índice de 1% do Liraa obtido em maio. Por isso, o combate ao mosquito seguirá de forma ininterrupta por toda a cidade e precisamos que a população continue nos ajudando a evitar a proliferação do inseto para que no próximo período de chuva e verão não tenhamos um novo surto da doença”, alertou.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Secretaria de Saúde continuará com as visitas diárias casa a casa realizadas pelos agentes de saúde e de combate a endemias para conscientização dos moradores, controle de criadouros e bloqueios com nebulização; monitoramento de pontos estratégicos e especiais; além das ações educativas – palestras em escolas e treinamento de funcionários de indústrias e comércios.

Na Educação, os alunos da rede municipal têm sido educados sobre como identificar e eliminar focos do Aedes em suas casas. Diversas atividades lúdicas e pedagógicas são realizadas constantemente. Além disso, a Prefeitura de Birigui tem feito a limpeza de praças e canteiros de avenidas, além de notificar e multar proprietários de terrenos baldios com mato alto e sujeira.

Além dessas ações, foram promovidos mutirões em fevereiro, com o apoio do Exército de Lins. Os agentes também trabalharam em todos os sábados dos meses de março, abril e maio, por meio de parceria com o governo de São Paulo, visitando casas, comércios e terrenos baldios para eliminar focos do mosquito. O município contou ainda com o apoio da Sucen de Araçatuba.

“Vamos continuar desenvolvendo todas as ações para combater o mosquito, inclusive com novos mutirões assim que forem necessários. A regra básica para acabar com o Aedes é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente e dez minutos, por semana, bastam para eliminar os locais de reprodução para o inseto”, completou a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto e foto: Rafael Lopes