02/06/2016
COMBATE AO AEDES: Secretaria de Saúde realiza nebulização em residências da região central

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando nesta quinta-feira, dia 2 de junho, nebulização nas residências da região central da cidade para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação, feita por profissionais do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), será desenvolvida das 7h às 14h.

Segundo o supervisor de campo do CCVZ, Carlos Guidoti, vinte profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão percorrendo as ruas do centro. Divididos em grupos de três, aplicam o inseticida com maquinário de mão. Antes, porém, outro profissional visita as casas comunicando que o veneno contra o mosquito será aplicado.

“Essa comunicação antecipada visa preparar a residência. As pessoas podem cobrir alimentos, abrir portas, janelas e box dos banheiros. Frutas, filtro de água e bebedouro de animais também devem ser cobertos”, explicou o supervisor.

RESISTÊNCIA – Apesar do grande alerta nacional sobre a epidemia de dengue que atingiu o país este ano, alguns moradores em Birigui não permitem que os profissionais do CCVZ entrem em suas casas.

De acordo com o supervisor Carlos Guidoti, de 30 casas visitadas, cerca de 6 não permitem acesso dos profissionais da Saúde. “Entendemos que alguns são alérgicos ao produto aplicado, porém vários munícipes não autorizam a entrada do CCVZ alegando que não há necessidade da aplicação do veneno em sua casa”.

Profissionais da Saúde alertam que é extremamente necessário que os servidores da Prefeitura tenham acesso às residências e apliquem o veneno dentro das casas.

Antes de permitir a entrada, o munícipe pode observar a identificação do profissional e o uniforme que está sendo usado pela equipe do CCVZ. Vale observar, também, que um veículo com identificação da Prefeitura estará nas ruas transportando os agentes da Secretaria de Saúde.

Atenção – Após aviso do CCVZ e autorização do morador, os idosos, os recém-nascidos e as pessoas com problemas alérgicos/respiratórios devem ser retirados da casa por pelo menos três horas. Se possível, o recomendado é que eles durmam em local que não haverá nebulização e retornem no dia seguinte.

“É um incômodo necessário, já que estamos em guerra contra o mosquito Aedes. Peço, mais uma vez, o apoio da população de Birigui. Acredito que unidos venceremos esse mosquito”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto e fotos: Tiago Lotto