02/06/2016
Com doses disponíveis nas UBSs, Saúde prorroga por mais uma semana vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui prorrogou por mais uma semana a vacinação contra a gripe, por ainda ter doses da vacina disponíveis nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Desta forma, a imunização segue apenas para os grupos prioritários. O município já ultrapassou a meta da campanha, com 90,89% de cobertura.

A campanha teve início no dia 30 de abril e foi encerrada oficialmente nesta terça (31 de maio). “Porém, recebemos um comunicado do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado orientando os municípios da região ainda com vacinas a continuarem a imunização dos grupos prioritários”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

Portanto, idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias), gestantes, profissionais da saúde e doentes crônicos que ainda não foram vacinados podem procurar um posto de saúde mais próximo de casa para receber a dose gratuitamente. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Maria Helena lembra que as crianças que receberam a vacina neste ano pela primeira vez devem tomar a segunda dose, respeitando o intervalo de 30 dias. “As doses necessárias para a vacinação das crianças estão separadas. Os pais devem levar os seus filhos aos postos de saúde munidos da carteirinha de vacinação”, comentou.

COBERTURA

A Secretaria de Saúde já atingiu a meta da vacinação, com 21.912 biriguienses vacinados, o que corresponde a cobertura de 90,89% do grupo de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta era imunizar 19.291 pessoas (80%). A vacina protege o público-alvo dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e B/Brisbane.

Entre os grupos prioritários, a de gestantes é a que possui menor cobertura vacinal. Até o momento, 570 grávidas (49,69%) foram imunizadas. “É importante destacar que as gestantes, ao se vacinarem, protegerão o bebê nos seis primeiros meses de vida após o nascimento. Por isso, é importante que cada mulher grávida procure se imunizar”, afirmou Maria Helena.

Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (1º de junho) pela Secretaria de Saúde, 13.915 idosos já foram vacinados, o que representa uma cobertura de 99,97%. Também já foram imunizadas 4.347 crianças (70,73%), 152 puérperas (80,42%) e 2.926 profissionais de saúde da rede pública e privada (108,05%).

Texto e foto: Rafael Lopes