04/06/2016
Prefeito Pedro Bernabé destaca a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Instituído em 1972, o 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. A conferência foi organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A data foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, que teve como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, disse que a preocupação com o meio ambiente deve ocorrer diariamente, porém o dia 05 de junho é uma data extremamente importante.

"Os recursos naturais eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Hoje sabemos que não é assim, já que temos uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. É evidente que temos que cuidar da mãe natureza e acredito que a conferência em Estocolmo mudou a forma de analisar esse cuidado", comentou o chefe do Executivo.

Para o prefeito,  a destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies. "O acentuado crescimento dos problemas ambientais nos mostra que muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. O consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, podendo comprometer até mesmo nossa sobrevivência", salientou.

A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, e todas as outras secretarias, desenvolve ações e projetos no sentido de melhorar a vida das pessoas. Ações que preservam o meio ambiente muitas vezes passam despercebidas, mas que demandam de muitas pessoas envolvidas, como o tratamento de esgoto, tratamento de água, coleta de lixo, limpeza urbana, fiscalização em obras, destinação ambientalmente correta para podas de árvores e resíduos da construção civil, fiscalização sobre podas de árvores e erradicação de árvores, queimadas, infraestrutura urbana, cuidados com os córregos urbanos e os que cortam o município e a arborização da cidade.

A administração pretende, em breve, realizar outras ações, como a revisão do plano diretor, a elaboração do plano de saneamento, a revisão do plano integrado de gerenciamento de resíduos sólidos do município, a construção do plano municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil.

O prefeito lembrou que uma das ações que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente propões para comoçar em breve será elaborar um decreto municipal estabelecendo que todas as repartições públicas em Birigui, sejam elas Federal, Estadual, Municipal e os condomínios verticais e horizontais, deverão efetuar a segregação dos resíduos (lixo). A Prefeitura efetuará a coleta em dia a ser estabelecido. Os órgãos que já realizam este trabalho deverão informar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado sobre a forma como realizam a destinação desses resíduos.

Para comemorar o 05 de junho, a Prefeitura realizará o plantio de 170 árvores na avenida Paulo da Silva Nunes, nas imediações do córrego Parpinelli.