06/06/2016
Prefeitura de Birigui, ArteMidia e AGA realizam plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

A Prefeitura de Birigui, a ArteMidia e a AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) realizaram neste domingo, dia 05 de junho, o plantio de 136 mudas de variadas espécies de árvores. A ação comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente e a iniciativa foi da empresa biriguiense ArteMidia.

O secretário municipal de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, incentivador de causas que preservam o meio ambiente, representou o Executivo na ação, que reuniu aproximadamente 50 voluntários.

Segundo ele, as mudas foram doadas pelo viveiro da AGA, que há 23 anos atua na preservação da mãe natureza e em projetos de orientação e conscientização ambiental, e também pela ArteMidia.

O plantio ocorreu no bairro Jardim São Braz, em uma área verde da Prefeitura localizada na esquina das ruas João Coradazzi e Dr. Demósthenes Guanais Pereira. Além do plantio de árvores nativas, houve, também, conversa ambiental, preparo do solo e reflexão ambiental sobre a importância das áreas verdes. A AGA e a ArteMidia solicitaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado autorização para promover o plantio no local.

Entre as espécies plantadas, estão ipê (branco, amarelo e roxo), jequitibá, aroeira pimenteira, araçás, embaúba, quaresmeira, algodoeiros, entre outras.

“Quem ganha com isso é a população, em especial os moradores do bairro, que terão um espaço mais arborizado, já que a arborização de uma cidade, assim como a presença de áreas verdes, é da mais alta importância para a qualidade de vida da população”, comentou o secretário Adão Panini.

Como “voluntário do verde”, o secretário lembrou que além de diminuir o calor do sol e constituir filtro para a purificação do ar, as árvores providenciam as necessidades de oxigênio para nossa existência.

O prefeito Pedro Bernabé elogiou a iniciativa. "Ações como essa só trazem benefícios aos munícipes. Parabéns aos envolvidos", citou.

BENEFÍCIOS das árvores:

* Retém dióxido de carbono (CO2)

* Podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação.

* Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local.

* Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade.

* Árvores reduzem a poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares.

* Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.

* Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes, trazendo beleza natural para a população.

Texto: Assessoria de Imprensa