06/06/2016
CUSTO ZERO: Novo pronto-socorro ganha palmeiras rabo de peixe e patas de vaca

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Prefeitura de Birigui plantou na manhã desta segunda-feira, dia 06 de junho, 30 mudas de patas de vaca e 07 palmeiras rabo de peixe no novo pronto-socorro municipal, que fica no Silvares, atrás da Santa Casa.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Obras, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, que forneceu as palmeiras, as mudas e a grama. “Todo o material veio do viveiro municipal. Com isso tivemos custo zero, já que a mão de obra foi da Prefeitura”, explicou o secretário municipal de Obras, Milton Lot.

O prefeito Pedro Bernabé acompanhou parte do trabalho realizado nesta segunda-feira (6). O plantio no pronto-socorro foi um pedido particular do chefe do Executivo. “Sabemos que as árvores trazem benefícios, inclusive para a nossa saúde. Além da sombra, teremos um pronto-socorro mais bonito”, frisou o prefeito.

Segundo ele, as árvores e plantas ajudam a deixar o local mais alegre e são capazes de produzir ótimas energias, seguido de muita prosperidade e harmonia. “Para alguns biólogos, as árvores são fábricas de saúde, pois ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades”, comentou o chefe do Executivo.

“Pesquisas apontam que um bairro com poucas árvores pode ser até 12ºC mais quente do que um bairro arborizado. Exatamente por isso estamos atentos as questões relacionadas ao meio ambiente”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Ainda sobre os benefícios das árvores, o prefeito de Birigui destacou seis pontos que considera importantes:

1. A produção de oxigênio, que é vital para a nossa sobrevivência;

2. A filtragem da poluição do ar;

3. A absorção de até 70% da água da chuva, reduzindo o risco de enchentes;

4. O aumento da umidade do ar;

5. A garantia de sombra e, também, de abrigo para os passarinhos, que, sem as árvores, acabam indo embora das cidades;

6. A redução da temperatura, deixando os ambientes mais fresquinhos.

Texto e fotos: Tiago Lotto