07/06/2016
QUALIFICAÇÃO: Alunos elogiam curso de garçom oferecido pelo programa Via Rápida Emprego

A carreta estacionada na Praça James Mellor chama a atenção dos moradores de Birigui. Para quem não sabe, trata-se do espaço adaptado do programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, que oferece gratuitamente cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.

As aulas começaram em Birigui no dia 23 de maio e seguem até o dia 21 de junho. Três turmas (manhã, tarde e noite) participam do curso, que atende 60 alunos. A qualificação veio ao município através da Etec (Escola Técnica Estadual) Dr. Renato Cordeiro, por meio da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A solicitação da carreta foi feita pelo prefeito Pedro Bernabé, que em novembro de 2015 esteve em São Paulo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). “Fiz o pedido pensando na qualificação dos biriguienses que estão procurando vaga no mercado de trabalho. É um ótimo programa, oferecido pelo governo estadual gratuitamente”, destacou o prefeito de Birigui.

O objetivo do curso é capacitar pessoas para atender clientes em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos similares, visando à prestação de um serviço com qualidade e eficácia.

ELOGIOS – Os alunos do curso estão gostando das aulas. Jhonatan da Silva Santos, de 18 anos, está desempregado e sua meta é trabalhar profissionalmente como garçom. “Recebi gratuitamente o material, uma bolsa e uma camiseta, além de não pagar nada pelas aulas. Está sendo um ótimo aprendizado”, comentou o jovem, que mora em Birigui, no Jardim São Paulo.

Mirabel Rahal Liranço, 51, atua como vendedora. Moradora da Vila Xavier, ela disse que aprendeu temas como hospitalidade, cortesia e práticas para a manipulação de alimentos. “Já atuo com vendas de doces, agora estarei mais preparada para este mercado”, frisou.

O vigia Arnaldo da Silva Marques, 38, morador do Recanto Verde, quer deixar os bicos na área da segurança e atuar profissionalmente como garçom. Ele disse que já teve no curso noções de nutrição, orientações em relação à saúde e à segurança no trabalho, bem como técnicas de atendimento. “Estou gostando muito. Quero seguir nessa área”, salientou.

Marcelo Terensi, 42,vem de Coroados todos os dias para aprender na carreta do Via Rápida. “Aulas boas, didática boa, excelente material. Já estou passando por entrevistas e acredito que muito em breve estarei no mercado de trabalho”, comentou.

VAGAS - A Prefeitura de Birigui, através da Sedecti, disponibiliza o portal on-line Balcão de Oportunidades, onde outros cursos desenvolvidos pela Prefeitura e parceiros são apresentados, além de cadastramento de currículo e vagas de emprego do município. Para visitar a página basta acessar o site do serviço (balcaodeoportunidadesbirigui.com).

Texto: Assessoria de Imprensa