07/06/2016
LUTO OFICIAL: Prefeito decreta luto pelo falecimento do médico Dr. Nelson José Gonçalvez da Cruz

O prefeito Pedro Bernabé decretou nesta terça-feira, dia 7 de junho, luto oficial por três dias pelo falecimento do médico Doutor Nelson José Gonçalvez da Cruz, 75, pai do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Dr. Glauco Peruzzo Gonçalvez. Dr. Nelson, que faleceu no último dia 6, em São Paulo, onde passava por tratamentos médicos, foi o primeiro anestesista de Birigui. O sepultamento será nesta quarta-feira, dia 8, no cemitério Saudades.

Segue baixo resumo de vida do médico, que nasceu em Braúna, chegando a Birigui em 1954. As informações são da Câmara de Birigui, que em outubro do ano passado concedeu o Título de Cidadão Biriguiense ao Senhor Dr. Nelson José Gonçalvez da Cruz. A honraria, de autoria do vereador José Fermino Grosso, foi assinada por todos os vereadores.

Brasileiro, casado, médico anestesiologista, médico perito e médico do trabalho. Filho de José Gonçalves Lopes e Florinda da Cruz. Casado com Eloisa Maria Miragaia Peruzzo Gonçalves, com quem teve quatro filhos: Ricardo José (médico, casado com Marta Lúcia Brandi Gonçalves com quem tem dois filhos, Ricardo e Manoela); Glauco (advogado que tem um filho, Francisco); André (corretor imobiliário), solteiro e Ariadne (advogada), casada com Eduardo Fabian Canola (advogada, com duas filhas Isabela e Maria Carolina).

Nasceu a 28 de junho de 1940, na cidade de Braúna. Estudou o primário em Braúna, o Ginasial em Lins e Birigui em 1954, o colegial em Birigui, e em Penápolis, tendo terminado em dezembro de 1959. Prestou vestibular para Medicina em fevereiro de 1960, ingressando na Faculdade de Ciências Médicas da PUC- Pontifícia Universidade Católica, formando-se em 1965.

Suas especialidades são Anestesiologia (título conferido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Anestesiologia, com certificado de especialidade emitido pelo CREMESP), medicina do trabalho (título conferido pela FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho, com certificado de especialidade expedido pelo CRESMESP).

Também foi médico perito, outra especialidade do homenageado, realizando perícias judiciais e como assistente técnico desde 1995.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL – Foi médico clínico geral em 1966 e 1967 em Clementina; ocupou a mesma função em Braúna no início do ano de 1968; como médico anestesiologista, começou em abril de 1969 em Birigui.

Foi médico do trabalho em 1981, perícias judiciais e trabalhistas desde 1995. Fez curso de pós-graduação em perícia médica desde março de 2010.

Atuou como diretor clínico e diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Birigui por três períodos, (1972/1973), (1980/1981) (1991/1993). Fazia parte de suas funções: coordenar o corpo médico ética e administrativamente, criando a primeira comissão de combate à infecção hospitalar, com seus componentes realizando curso em São José do Rio Preto. Nesta época, participava da Comissão Intermunicipal de Saúde 9- CIMS e da Comissão Regional de Saúde.

Foi diretor técnico da Santa Casa em dois períodos: de fevereiro de 2000 a abril de 2011 e de agosto de 2001 a novembro de 2003. Nesta fase, planejou e organizou as equipes de plantão do hospital, organizando cursos.

Dr. Nelson foi presidente do Centro de Estudo Médico de Birigui (CEMBI) por cinco anos. Foi mesário da Santa Casa de Misericórdia de Birigui por dois períodos (fevereiro de 1980 a janeiro de 1984). Foi tesoureiro do mesmo hospital por três períodos: fevereiro de 1984 a fevereiro de 1986, de fevereiro deste mesmo ano até fevereiro de 1988 e do mesmo mês de fevereiro deste a no até novembro de 1989, quando houve a intervenção.

Foi diretor administrativo da Santa Casa entre fevereiro de 1984 e fevereiro de 1988, cargo criado pela administração para apoio à mesa administrativa do hospital, trabalho filantrópico, onde foi coordenador de cursos, como contabilidade de custo hospitalar aos hospitais da região. Todos estes cargos foram exercidos em entidades filantrópicas, nunca recebeu honorários por eles.

Foi, também, tesoureiro da Associação Paulista de Medicina, Regional de Birigui, e diretor distrital desta associação.

Texto: Assessoria de Imprensa/Câmara de Birigui

Foto: Arquivo pessoal