08/06/2016
Servidores da Biblioteca Municipal de Birigui participam de nova capacitação oferecida pelo SisEB

A equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha de Birigui participou, nesta terça-feira (7 de junho), em Penápolis, de nova capacitação oferecida pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora foi o tema do curso.

Participaram do encontro o coordenador de ações culturais, Paulo Bernardes, a bibliotecária Marina Massako, a monitora infantil Geusa Valarine, a estagiária Jéssica Ferreira, além da diretora de Cultura, Lela Cavalari. A capacitação foi ministrada por Ilíada de Castro, doutora em artes, mestre em teatro e sócia e consultora do Indepe (Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial).

Durante o encontro, a palestrante abordou assuntos como: o poder do imaginário; as origens e a estrutura dos contos de fadas; as obras de Perrault e Grimm; a simbologia dos contos de fadas; era uma vez… uma senha para o universo mágico; análise de contos clássicos e suas diferentes adaptações; contos de fadas e o amadurecimento da personalidade leitora.

Ao apresentar os estudos realizados sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento, os benefícios resultantes desse material tão rico de significados e os motivos que levaram essas histórias seculares chegarem até os dias de hoje, a atividade demonstrou o quanto contos de fadas podem influenciar comportamentos”, afirmou Lela Cavalari.

PROJETO ENCONTAÇÃO

A partir dos referenciais aprendidos na capacitação, os monitores do "EncontAção", trarão uma roupagem especial para o projeto de Literatura Oral desenvolvido na biblioteca, ressaltando de maneira lúdica a importância de preservar a cultura infantil, com ações que oportunizem o contato com esse tipo de literatura

As sessões do projeto EncontAção acontecem às quintas-feiras, às 8h e às 14h, na Biblioteca Pública Municipal de Birigui. Os agendamentos de turmas para a exibição das sessões podem ser feitos pelo telefone (18) 3644-9677.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Secretaria de Cultura e Turismo