10/06/2016
Prefeitura de Birigui e Caixa entregam 402 casas do conjunto habitacional Vereador Natal Mazucato

Em clima de muita emoção, a Prefeitura de Birigui e a Caixa Econômica Federal entregaram as chaves das 402 casas do conjunto habitacional Vereador Natal Mazucato, beneficiando cerca de 1,6 mil pessoas. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (10 de junho), com a presença do prefeito Pedro Bernabé e o superintendente regional da Caixa, José Paulo Amorim.

O empreendimento foi contratado em 2013 na atual administração municipal. “É com muita alegria que participo deste momento, em que várias famílias estão realizando o sonho da casa própria. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social trabalhou incansavelmente para realizar o sonho destas pessoas. Que neste final de semana essas famílias realizem as mudanças e sejam felizes em suas novas moradias", falou o chefe do Executivo.

ENTREGA SIMBÓLICA

O prefeito Pedro Bernabé fez a entrega simbólica da chave para o aposentado Hermenegildo da Silva, de 76 anos, e para a auxiliar de produção Maria José Nunes de Carvalho, 30. Eles deixarão de pagar aluguel na Vila Bandeirantes. O aposentado recebe um salário mínimo por mês e paga R$ 350 de aluguel. Já Maria José recebe R$ 920 por mês e também paga R$ 350 reais de aluguel.

"Chega de aluguel, agora é só vitória em minha vida", disse a auxiliar de produção, que mora com duas filhas. Emocionado, seu Hermenegildo chorou ao receber as chaves das mãos do prefeito. "Deus me abençoou. Esperei 76 anos para realizar esse sonho", comentou ele, que trabalhava na roça.

Estiveram no evento a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, o presidente da Câmara, Cristiano Salmeirão, o sócio-proprietário da Tecol Engenharia, Aurélio Luiz, o representante do Senac Fábio Mazocato, e Celso Mantovani da Silva, genro de Natal Mazucato, que foi vereador no município de 1960 a 1999, ano em que faleceu. Participaram ainda secretários municipais, vereadores e servidores da Prefeitura e Caixa.

EMPREENDIMENTO

O empreendimento foi construído por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com investimento de mais de R$ 28 milhões. O novo bairro está localizado na avenida Isaura Macarini Albani, próximo ao Portal da Pérola 2, na região norte da cidade. As casas foram direcionadas para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil – faixa 1 do programa.

Cada unidade habitacional tem área privativa de 49,18 metros quadrados, compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e sistema de aquecimento solar. O conjunto habitacional conta com infraestrutura completa, com pavimentação, redes de água e esgoto, iluminação pública, guias, sarjetas, paisagismo e arborização.

O conjunto habitacional Vereador Natal Mazucato é o terceiro núcleo de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil no município. Já foram entregues 701 moradias populares no Portal da Pérola 2 e outras 396 casas no conjunto habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas, que foi inaugurado em janeiro deste ano.

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes