14/06/2016
Prefeitura de Birigui concorre a prêmio de cinco milhões de dólares no Mayors Challenge 2016

O município de Birigui está inscrito no Mayors Challenge 2016, evento internacional promovido pela Bloomberg Philanthropies que reúne ideias para solucionar problemas graves existentes nas cidades.

A competição é um dos principais programas da Bloomberg, com acesso a centenas de cidades nos Estados Unidos e Europa. Este ano, porém, a competição reunirá 290 municípios da América Latina e do Caribe. Todos os inscritos apresentaram suas ideias para solucionar problemas graves.

A competição inclui um grande prêmio de cinco milhões de dólares para o vencedor e quatro prêmios de um milhão (dólar) para outras quatro cidades que apresentarem ideias poderosas. O processo de seleção já está em andamento para definir os 20 finalistas que concorrerão aos prêmios. A divulgação será feita ainda este mês.

Segundo os organizadores, as ideias oferecem uma perspectiva de necessidades das comunidades e prioridades dos líderes locais na região. Sete entre dez ideias têm como objetivo resolver um problema social ou uma questão econômica, enquanto 30% se concentram em melhorar eficiência e eficácia da administração pública.

Birigui participa da competição internacional com o projeto que criou no município a implantação da política pública no eixo da sustentabilidade, na área de energias renováveis, para que a cidade disponibilize a energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais (Lei Municipal 6.098, de 9 de outubro de 2015).

De autoria do prefeito Pedro Bernabé, que foi pesquisador científico na UNESP, o projeto estimula tanto o Poder Público Municipal quanto a sociedade civil à autogestão da energia elétrica, visando evitar eventuais racionamentos ou apagões.

“O projeto tem sua relevância econômica, considerando os vários aumentos da tarifa de energia ocorridos recentemente no Brasil”, comentou o chefe do Executivo. “Estamos na expectativa. Com essa crise financeira, qualquer quantia será muito bem vinda”, frisou o chefe do Executivo.

Entenda

Em junho de 2015, a Prefeitura de Birigui realizou seu 1º Workshop sobre Energia Solar e Eficiência Energética. Na abertura do evento o prefeito Pedro Bernabé apresentou o projeto de implantação da política pública no eixo da sustentabilidade, visando utilizar a energia solar para alimentar os prédios públicos municipais da cidade.

Na época, o subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, esteve em Birigui e elogiou a iniciativa do prefeito Pedro Bernabé. “Se trata de um projeto que só traz benefícios ao município e ao meio ambiente. É um projeto ousado, moderno, criativo e inovador", comentou Dr. Milton Flávio.

Inscritos

Os 290 inscritos para o Mayors Challenge deste ano representam 172 milhões de cidadãos em 19 países da região. As cidades participantes abrangem toda a região, sendo 71% da América do Sul, 20% do México e 9% da América Central e do Caribe.

Dezessete capitais da região inscreveram ideias na competição – de Santiago a Brasília, da Cidade do México a Kingston. Com 80 cidades brasileiras e 59 cidades do México participantes, esses países tiveram o maior número de cidades inscritas.

Texto: Tiago Lotto