16/06/2016
Bernabé e Hernandes assinam Protocolo de Intenções promovendo a integração de Araçatuba e Birigui

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e o prefeito de Araçatuba, Carlos Hernandes, assinaram na manhã desta quinta-feira, dia 16 de junho, Protocolo de Intenções que visa o estabelecimento de ações em conjunto visando promover a integração urbana dos municípios observando aspectos constitucionais e legais.

A assinatura do documento ocorreu durante o 5º Café Empresarial de Araçatuba, realizado no Vivere Eventi pela Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho. O evento reuniu várias lideranças políticas, militares, civis, empreendedores, além de vários empresários da região.

Birigui participou do evento com uma comitiva. Secretários municipais, diretores e servidores do Executivo acompanharam o prefeito Pedro Bernabé, que usou a palavra para destacar a importância da parceria entre as prefeituras.

“O crescimento populacional das duas cidades é visível e o fluxo de trânsito nas rodovias de acesso vem aumentando. Essa integração logística possibilita a implantação de empreendimentos imobiliários, automotivo, da construção civil, do setor agronegócios, entre outros, ocupando áreas na divisa territorial dos municípios”, citou Pedro Bernabé.

Durante o evento ocorrido em Araçatuba, um grupo que atua no setor da construção civil apresentou um projeto para implantar um residencial na divisa das cidades. Segundo o prefeito Carlos Hernandes, a meta é reunir no local munícipes das duas cidades. “Área para lazer, comércio, entretenimento, entre outros benefícios fazem parte deste projeto inovador. Quem sabe em breve deixaremos de ter a rodovia Teotônio Vilela e passamos a ter a avenida Teotônio Vilela”, brincou Hernandes.

O prefeito de Birigui disse que a Prefeitura pretende desenvolver ações, juntamente com a Prefeitura de Araçatuba, para a implantação de um corredor imobiliário, comercial e esportivo na rodovia Teotônio Vilela, onde já existe instalado um sistema hoteleiro, condomínios residenciais, além de empreendimentos nas áreas de alimentação e educacional. Na opinião do prefeito Pedro Bernabé, com essas futuras ações e com o tráfego intenso em virtude das unidades educacionais no local, haverá necessidade de duplicação da rodovia, oferecendo mais segurança aos usuários. "É uma rodovia com várias curvas e temos que melhorar a segurança dos usuários".

“Além da capital do calçado infantil, Birigui é o maior produtor de calçados do Estado de São Paulo, com uma média de 64 milhões de pares por ano (calçados infantil, masculino e feminino). Outros dois setores de destaque são o moveleiro e o de metalurgia, sendo este último o ramo de aquecedor solar, que figura entre as cidades que mais produz o equipamento. Nestas áreas estamos em grande expansão", citou o prefeito. Ele lembrou que Birigui também é destaque na produção de grãos, sendo um dos municípios do Estado que mais produz. "O progresso da cidade é constante e recentemente tivemos uma explosão do setor imobiliário, com dezenas de empreendimentos sendo executados na cidade”, salientou Pedro Bernabé.

Para o prefeito de Birigui, essa “união” trará benefícios para toda a região. “Se Araçatuba cresce, a região cresce. O mesmo acontece com Birigui. Esse protocolo de intenções é uma ótima alternativa para que toda a nossa região cresça e oferece oportunidades para acolher novos empreendimentos”, completou o chefe do Executivo.

Com a assinatura do documento, as prefeituras das duas cidades irão analisar, em conjunto, a expansão de atividade da indústria, comércio e serviços de desenvolvimento de projetos integrados de infraestrutura.

“Vamos conjugar esforços visando a construção e implantação da integração urbana na divida dos municípios. Isso trará melhor qualidade de vida para os moradores das duas cidades”, completou Pedro Bernabé.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes