20/06/2016
GRATUITO: Departamento de Agricultura está com inscrições abertas para curso de doma racional

A Prefeitura de Birigui está com inscrições abertas para o curso gratuito de doma racional para cavalos. O curso é oferecido pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), através do Departamento de Agricultura da Prefeitura, em parceria com o Siran/Senar e Cati.

Para participar, o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos e levar um cavalo chucro (sem doma). A inscrição pode ser feita na rua Roberto Clarck, 264. O telefone para informações é o 3634-4132. Para se inscrever é necessário levar um documento com foto. O curso acontece de 27 de junho até 1º de julho e será realizado em uma arena localizada na estrada rural Córrego Fundo, Km 1,5.

O principal objetivo da doma é fazer com que o cavalo aceite normalmente o contato e os comandos do homem, além de se habituar aos arreios, sela e rédeas. É de vital importância que, através da doma, o cavalo aprenda a reagir aos comandos de voz que o cavaleiro faz, como as ordens de partir, parar ou acelerar.

O método de doma racional consiste em ganhar a confiança do animal, ao invés de dominá-lo pela punição. É um longo e proveitoso processo de dominação do animal, despertando sua confiança. Desde pequeno, o cavalo aprende a não temer o domador, criando um forte vínculo com o seu dono ou com quem o conduz.

Ao se realizar a doma, o treinador deve explorar o potencial de inteligência do cavalo. Sendo assim, é necessário extremo cuidado para que o animal não sofra grandes sustos, o que colocaria em risco a confiança dele em seu domador.

A doma deve ser feita sem o uso da força, utilizam-se exercícios de repetição, condicionando-se o cavalo de maneira suave, tornando-o tolerante à monta.

Texto: Assessoria de Imprensa