20/06/2016
Visando aumentar a segurança no trânsito, Prefeitura lança a campanha “Birigui usa a seta”

Aumentar a segurança no trânsito para evitar acidentes é o principal objetivo da campanha “Birigui usa a seta”. A ação foi lançada nesta segunda-feira, dia 20 de junho, no Paço Municipal, e segue até o dia 20 de julho. O Instituto Noroeste e a Beto Gráfica são parceiros do Executivo na iniciativa.

Idealizada pelo prefeito Pedro Bernabé, a campanha será organizada pelo Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito), órgão da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e pela Secretaria Municipal de Expediente e Comunicações Administrativas. A Secretaria Municipal de Educação também vai ajudar nas atividades.

No lançamento da campanha, o chefe do Executivo recebeu os secretários municipais Adão Panini (Segurança Pública), Tadeu Saravali (Gabinete), Tiago Contador (Comunicação), Marcelo Marques (adjunto de Administração), Márcio Insognia (adjunto de Educação), o diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa, e o diretor do Instituto Noroeste, Sérgio Polizel.

“Muitas vezes uma simples ação de ligar a seta evita acidentes no trânsito. Muitos motoristas esqueceram essa informação, que é essencial para a comunicação das intenções do motorista”, comentou o prefeito Pedro Bernabé. “Sinalizar intenções é essencial para a segurança no trânsito”, frisou.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), não usar seta é infração grave que pode levar a 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “Utilizar a seta para sinalizar as intenções do condutor é uma regra que praticamente não é adotada por grande parte dos motoristas. Basta sair às ruas e perceber a chiadeira pela negligência do uso desse equipamento”, comentou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Deptrans), Wagner Pedrosa.

Segundo ele, quando a comunicação no trânsito apresenta falhas, a proteção de todos fica em risco. “Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixas e paradas devem ser sinalizadas pelo motorista com a seta, porém poucos a utilizam. Essa campanha visa alertar os motoristas de Birigui”, explicou o diretor do Deptrans.

O prefeito de Birigui lembrou que no trânsito, o essencial tem que ser visível aos olhos, ao contrário daquela máxima literária. “A comunicação amplia a segurança de todos, mas precisa ser feita por um e ser compreendida pelo outro”, salientou.

O chefe do Executivo disse que muita gente em Birigui se esquece de que o uso da seta, além de ser importante para a segurança no trânsito, é obrigatório por lei. “Sinalizar a conversão é uma forma imprescindível de garantir a segurança de todos nas vias públicas”, comentou.

Para o Deptrans, os motoristas precisam ter consciência para a importância da utilização correta da seta nas mudanças de faixa, conversões e ultrapassagens. “Apesar da seta ser um dispositivo simples, a sua utilização incorreta ou sua não utilização quando necessário é motivo suficiente para causar acidentes. O trânsito é um espaço público de uso coletivo e de responsabilidade de todos. Por isso, as leis devem ser obedecidas a fim de evitar acidentes e mortes, além de contribuir para a fluidez no trânsito”, completou o diretor Wagner Pedrosa.

PARCEIROS

A campanha “Birigui usa a seta” recebe apoio da Beto Gráfica, que doou gratuitamente panfletos educativos que serão distribuídos pela Guarda Municipal. A meta é distribuir os panfletos em local de grande fluxo de condutores.

Segundo o comandante interino da Guarda Municipal, Gervásio Reame, uma blitz educativa será realizada no próximo dia 2 de julho (sábado), às 10h, na Praça Dr. Gama. “Condutores de estiveram nos semáforos da praça receberão os panfletos educativos da campanha”, falou o guarda.

O tema da campanha também será abordado em sala de aula no Instituto Noroeste de Birigui. O diretor pedagógico da escola, Sérgio Luiz Polizel, disse que professores abrirão espaço para palestras sobre o tema, realizadas pelo Deptrans. “Vamos, também, entregar para cada aluno da escola panfletos educativos da campanha. A ação vai relembrar os pais sobre a importância da seta e orientar os alunos, futuros motoristas”, comentou Polizel.

As escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui também abordarão o tema em sala de aula. Alunos da rede municipal receberão panfletos e serão orientados por guardas municipais e profissionais da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Números

Segundo dados do Deptrans, nos 12 meses de 2015 o número de acidentes caiu 17,22% em relação a 2014. Houve também uma redução de 20% nos casos de atropelamentos na comparação entre os dois anos.

De janeiro a dezembro de 2015 foram registrados 1.405 acidentes (649 com vítimas e 756 sem vítimas) na área urbana de Birigui. No mesmo período do ano retrasado foram 1.712 acidentes (784 com vítimas e 928 sem vítimas). Em 75% dos casos houve o envolvimento de motociclistas. Em relação aos atropelamentos, 36 ocorrências foram computadas no ano passado, ante 45 em 2014.

Os dados constam no Sistema Municipal de Gerenciamento de Trânsito, com base nas ocorrências registradas pelas polícias Civil e Militar. Segundo a PM, em 2015 houve oito vítimas fatais no município. Conforme o Denatran, até dezembro do ano passado Birigui contava com uma frota de 91.142 veículos, entre automóveis, motocicletas, motonetas, caminhões e outros.

JANEIRO A ABRIL DE 2015

Acidentes com vítima.....................   215