23/06/2016
Secretaria de Saúde vacina meninas de 9 anos contra o HPV nas escolas municipais e particulares

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou a vacinação contra o vírus HPV em meninas de 9 anos de idade, nas escolas municipais e particulares do município. A vacina previne contra o câncer do colo de útero, verrugas genitais e infecções causadas pelo papilomavírus humano, contribuindo na redução da incidência e da mortalidade pela enfermidade.

A meta da secretaria é imunizar aproximadamente 800 meninas. “Resolvemos manter a estratégia de imunizar o nosso público-alvo dentro das unidades escolares, como foi realizado no ano passado, para conseguirmos vacinar o maior número de meninas”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

A visita da equipe de imunização nas escolas está sendo agendada com a direção, para que os pais das meninas sejam comunicados com antecedência. Para receber a dose, as meninas devem estar munidas com as carteirinhas de vacinação. Diante da estratégia, a vacina, que já faz parte do calendário nacional, não está disponivel nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Para obter a proteção efetiva contra o vírus, as meninas de nove anos devem receber duas doses da vacina, sendo que a segunda deverá ser aplicada com intervalo de seis meses. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é a quadrivalente que protege contra os quatro tipos de HPV. Ela tem 98% de eficácia, segundo o governo federal.

VÍRUS

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho durante a gravidez ou no momento do parto. Por isso, é importante que as mulheres realizem periodicamente o exame preventivo e façam sempre o uso de preservativo nas relações sexuais.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Texto e foto: Rafael Lopes