24/06/2016
Prefeitura e Centro Paula Souza realizam formatura dos 60 alunos do curso gratuito de garçom

A Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o programa Via Rápida Emprego do governo estadual, por intermédio do Centro Paula Souza, realizou na noite de quinta-feira, dia 23 de junho, a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso de garçom, no salão da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui).

A secretária da Sedecti, Silvia Mestriner, esteve acompanhada do representante de comércio e serviço da Sedecti, Antônio Roberto Gonçalves. Também participaram da cerimônia o diretor do Centro Paula Souza Birigui, Olci Jancei Branco, a coordenadora da unidade de formação inicial e continuada do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, professores e demais profissionais envolvidos no curso.

Usando a palavra, a secretária da Sedecti disse que a qualificação profissional é muito importante. “Para dar continuidade a este curso, a prefeitura por meio da secretaria, está oferecendo aos formandos cursos de elaboração do currículo e como se portar em uma entrevista de emprego”, destacou Silvia.

O curso aconteceu na unidade móvel (carreta), durante um mês e teve como objetivo capacitar pessoas para atender clientes em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos similares, visando à prestação de um serviço com qualidade e eficácia. As inscrições para o curso de garçom foram feitas em abril, formando três turmas de 20 pessoas cada, nos períodos manhã, tarde e noite.

Durante as aulas, foram abordados temas como hospitalidade, cortesia, práticas para a manipulação de alimentos, noções de nutrição, além de orientações em relação à saúde e à segurança no trabalho, bem como técnicas de atendimento.

Solicitação: A solicitação da carreta foi feita em novembro de 2015 pelo prefeito Pedro Bernabé junto ao governo estadual. “Pedimos a disponibilização da unidade móvel Via Rápida Emprego, pois oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio”, comentou.

A Sedecti disponibiliza o portal on-line Balcão de Oportunidades, onde outros cursos desenvolvidos pela Prefeitura e parceiros são apresentados, além de cadastramento de currículo e vagas de emprego do município. Para visitar a página basta acessar o endereço eletrônico do serviço (balcaodeoportunidadesbirigui.com).

Texto e fotos: Alex Brasileiro