24/06/2016
Tomógrafo começa a ser instalado no novo pronto-socorro municipal de Birigui

Profissionais da saúde e um engenheiro da empresa fabricante iniciaram nesta sexta-feira, 24 de junho, a instalação do tomógrafo que irá funcionar no novo pronto-socorro municipal, que deverá abrir suas portas nos próximos dias em Birigui.

O aparelho estava na Secretaria Municipal de Saúde e foi transferido para a nova unidade de urgência e emergência da Prefeitura de Birigui, que irá atender na rua Luiz Oba, no Silvares, atrás da Santa Casa de Misericórdia.

O prefeito Pedro Bernabé, a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, o secretário de Gabinete, Dr. Tadeu Saravalli, e o secretário adjunto de Administração, Marcelo Marques, acompanharam o transporte do aparelho até o novo pronto-socorro. Na unidade de saúde os secretários Miguel Ribeiro (Serviços Públicos) e Milton Lot (Obras) também auxiliaram na chegada do aparelho.

“Fiz questão de estar perto, acompanhar e solicitar total cuidado com o equipamento. Teremos, em breve, uma nova saúde em Birigui. A instalação do tomógrafo é um dos últimos serviços na novo pronto-socorro. Teremos, muito em breve, um pronto-socorro com estrutura de hospital. Tenho certeza que a população ficará satisfeita”, comentou o chefe do Executivo.

O equipamento, que custou aproximadamente R$ 500.000,00, foi uma conquista do deputado Vanderlei Macris, que atendeu pedido do vereador José Fermino Grosso, do prefeito Pedro Bernabé e dos demais gestores de Birigui.

“O equipamento já está em seu local apropriado. Agora, semana que vem, vamos iniciar a instalação da parte elétrica”, explicou o prefeito Pedro Bernabé.

“Logo após a conclusão da instalação uma equipe técnica da Toshiba virá vistoriar o tomógrafo”, falou o engenheiro Anderson Bernardo da Silva, um dos responsáveis pelo transporte do equipamento até o pronto-socorro.

ESPAÇO

Segundo o prefeito Pedro Bernabé, o novo pronto-socorro de Birigui é a maior obra estrutural existente no município. A unidade de urgência e emergência está recebeu investimento de R$ 2,1 milhões, repassados pelo governo estadual.

O governador Geraldo Alckmin também liberou R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos e mobiliários, atendendo solicitação feita pelo chefe do Executivo biriguiense.

O novo pronto-socorro tem aproximadamente 2.200 metros quadrados de área construída. O prédio conta com diversos ambientes, como consultórios de ginecologia, pediatria, ortopedia e clínico geral, salas de raio-X, ultrassonografia, tomografia, curativos, emergência, observação, leitos, recepção, banheiros adaptados, entre outros espaços.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes