04/07/2016
Prefeito participa de blitz educativa na praça Dr. Gama; “Birigui usa a seta” segue nesta terça-feira (5)

O prefeito Pedro Bernabé participou na manhã do último sábado (2) da blitz educativa da campanha Birigui usa a seta, que visa orientar os motoristas a usarem o dispositivo visando evitar acidentes de trânsito. A Prefeitura de Birigui distribuiu panfletos educativos para os motoristas. Os panfletos foram doados pela Beto Gráfica.

A blitz foi organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, pelo Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito) e pela Guarda Civil Municipal. A campanha recebe ainda ajuda das secretarias de Gabinete, Educação, Meio Ambiente e Expediente e Comunicação.

Além do prefeito, prestigiaram a ação na praça e ajudaram na distribuição dos panfletos os secretários Tadeu Saravalli (Gabinete), Paulo Batista (Meio Ambiente), Sônia Guaraldo (Educação), Adão Panini (Segurança Pública), Tiago Contador Lotto (Expediente) e o Diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa. A atividade contou, também, com apoio do Corpo de Bombeiros de Birigui.

Entendendo a importância da campanha, a TV Tem (afiliada da Rede Globo) divulgou a ação em sua grade de jornalismo. Com um link na praça Dr. Gama, levou aos seus telespectadores informações ao vivo da blitz, que movimentou 10 guardas municipais, 10 servidores da Prefeitura, além do prefeito e secretários presentes.

“Acredito que atingimos os nossos objetivos. A blitz possibilita um contato direto com o condutor do veículo e esse ‘olho no olho’ é importante para passarmos a importância do uso da seta”, comentou o prefeito Pedro Bernabé, que fez questão de entregar panfletos aos motoristas.

O diretor municipal de Trânsito, Wagner Pedrosa, lembrou que não usar seta é infração grave que pode levar a 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “Quando a comunicação no trânsito apresenta falhas, a proteção de todos fica em risco. Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixas e paradas devem ser sinalizadas pelo motorista com a seta, porém poucos a utilizam. Essa campanha visa alertar os motoristas de Birigui”, explicou Pedrosa.

Alunos – Nesta terça-feira, dia 5 de julho, às 9h30, haverá ação da campanha na Escola Municipal Dr. Gama (rua Santos Dumont, 1.273). Alunos percorrerão as ruas próximas da escola com cartazes e ajudarão na distribuição dos panfletos. O tema também será abordado em outras escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui.

Texto e fotos: Tiago Lotto