05/07/2016
Alunos da Escola Municipal Dr. Gama realizam blitz na praça José Xavier Soares (Bairro Alto)

Alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Dr. Gama realizaram na manhã desta terça-feira (5 de julho) uma blitz educativa na praça José Xavier Soares, a conhecida praça do Bairro Alto. A ação fez parte da campanha “Birigui usa a seta”, que visa conscientizar a população sobre a importância do dispositivo, objetivando evitar acidentes de trânsito.

Desenvolvida pela Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito), a campanha começou dia 20 de junho e segue até 20 de julho. No último sábado (2) a blitz educativa foi realizada na praça Dr. Gama, onde houve entrega de panfletos educativos.

Alunos de 8, 9 e 10 anos da unidade escolar produziram cartazes de vários modelos e tamanhos, com orientações sobre a importância da seta. A ação contou com a participação dos secretários municipais Adão Panini (Segurança Pública), Sônia Guaraldo (Educação), Tiago Contador Lotto (Expediente) e do diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa. O prefeito Pedro Bernabé foi representado pelo secretário Adão Panini.

Os secretários foram recebidos pela diretora da escola, Tereza Marangon Pincerato, pela supervisora Josiane Maffei Scudeller e pelos professores, que abordaram o tema em sala de aula.

A Guarda Municipal teve total importância na atividade, protegendo as crianças e orientando o trânsito nas ruas próximas da escola. Na praça, na esquina da rua Barão do Rio Branco, os alunos entregaram panfletos aos motoristas.

O diretor municipal de Trânsito, Wagner Pedrosa, lembrou que não usar seta é infração grave que pode levar a 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo ele, quando a comunicação no trânsito apresenta falhas, a proteção de todos fica em risco. “Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixas e paradas devem ser sinalizadas pelo motorista com a seta, porém poucos a utilizam. Essa campanha visa alertar os motoristas para que usem a seta”, comentou o diretor.

Na próxima sexta-feira, dia 8 de julho, a ação da campanha “Birigui usa a seta” será realizada na Escola Municipal Roberto Clark, que fica na praça James Mellor, em frente ao Paço Municipal. Guardas municipais e profissionais do Deptrans estarão orientando os alunos e distribuindo panfletos educativos.

Texto e fotos: Tiago Lotto